Desafios Mundiais: Bangladesh

Desafios Mundiais: Bangladesh

Atualizado: Sexta-feira, 13 Janeiro de 2006 as 12

Bangladesh é um dos países mais pobres do mundo

Ingrid Cicca

[email protected]

Bangladesh, situado no centro-sul da Ásia, na região chamada de subcontinente indiano,  localizado no delta dos rios Ganges e Brahmaputra, é considerado um dos países mais pobres e mais populosos do mundo, com aproximadamente 990 habitantes por quilômetro quadrado. O país ocupa um dos últimos lugares do ranking mundial da pobreza e do desenvolvimento.

Bangladesh foi oriundo de uma  partilha, ocorrida em 1947. Antes dessa divisão, o país pertencia à Índia e era chamado de Bengala Oriental, época em que o país era dominado pelo Império britânico. Em 1947, o subcontinente indiano foi dividido em dois países independentes: a Índia, predominantemente hinduísta e o Paquistão, cuja maioria da população é muçulmana. A partir disto, a “Bengala Oriental” tornou-se o Paquistão Oriental, distante cerca de 1.600 km do outro “pedaço” do Paquistão e separado daquele por territórios pertencentes à Índia.

O país tem cerca de 143 mil km2 e uma população aproximada de 149 milhões de habitantes e, em sua grande maioria, cerca de 85%, seguidores da doutrina de Maomé, o islamismo. Existe também entre a população muitos adeptos do hinduísmo, correspondendo a aproximadamente 15% da população.

Devido a sua localização, Bangladesh recebe grande quantidade de chuvas ocasionando muitas das vezes  catásfrofes naturais – como ciclones, tufão e enchentes.Cerca de 90% do território bengalis é quase totalmente plano e sua altitude não ultrapassa 50 metros acima do nível do mar. Isso faz com que o território seja fertilizado pelos rios nos períodos de cheias. Nessa fértil planície alagada produzem-se arroz e a juta, uma planta de fibra têxtil que é um dos principais artigos de exportação do país. Mas, o país ainda é muito dependente da ajuda econômica externa, que responde por 90% dos recursos do país.

Entre os países asiáticos, Bangladesh é o que apresenta precárias condições sanitárias. Na capital Daca é possível encontrar lixos espalhados pelas ruas, esgotos a céu aberto, esterco, águas estagnadas e putrefactas etc.

veja também