Desafios Mundiais: Butão

Desafios Mundiais: Butão

Atualizado: Sexta-feira, 13 Janeiro de 2006 as 12

Butão, a Terra do Dragão!

Ingrid Cicca

[email protected]

O país está localizado nas montanhas do Himalaia, entre a China e a Índia e tem cerca de 2,3 milhões de habitantes, ocupando uma área de menos de 47 mil quilômetros quadrados. O budismo é a religião predominante no país, aproximadamente 70% da população. A monarquia de Butão não admite a existência de outras religiões e divulgá-las sobre qualquer pretexto é considerado um  ato ilegal. Em geral, a Ásia, é considerada um dos continentes culturalmente mais fechados à pregação do evangelho.

Butão é um país monárquico conhecido pelas suas regras rígidas. O país se mantém firme as suas tradições ao longo dos séculos. Isso de deve também ao isolamento vivido pelo país até 1974, visando preservar a cultura butanesa de influências exteriores. Prova disto, é que apenas em 1999, o país inaugurou seu primeiro canal de TV e, somente em 2003, os celulares foram introduzidos no país. Butão foi o primeiro país a proibir a venda de tabaco em todo o território e seu consumo em qualquer lugar público.

O nome oficial do país é Druk-yul ou A Terra do Dragão Rugidor. Cerca de 70% da população pertence à etnia drukpa, de origem tibetana e seguidora do budismo.

veja também