Desafios Mundiais: Uzbequistão

Desafios Mundiais: Uzbequistão

Atualizado: Sábado, 14 Janeiro de 2006 as 12

[email protected]

O Uzbequistão é um país localizado no centro-oeste da Ásia. A população uzbeque é majoritariamente muçulmana. A fé islâmica corresponde a  76,2% da população.  Mas, muitos uzbeques, cerca de 18% da população, não são adeptos a nenhuma religião. Todas as formas de evangelização são proibidas pelo governo uzbeque. Líderes cristão sofrem sérias freqüentes hostilidades no país.

O país tem 26,5 milhões de habitantes sendo a sua maioria uzbeque que convivem com russos, tajiques e cazaques. A história do Uzbequistão mostra que o país já esteve sob o domínio dos russos mas,  os soviéticos conseguiram introduzir seu poder na região. O país conquistou sua independência da União Soviética (URSS) em 1991.

Grande parte do território uzbeque é formado por desertos e estepes secas. Um dos maiores desertos do mundo, Kizilkums, está localizado na parte central do Uzbequistão.

O Uzbequistão é um dos maiores produtores mundiais de algodão, graças a vasta rede de irrigação do país, cujas principais fontes de água são o mar de Aral, o quarto maior lago do mundo.  Estudos revelam que durante quatro décadas, o mar de Aral, situado na fronteira entre Uzbequistão e Cazaquistão, perdeu mais de 60% de sua área e 80% do volume de água.  O sistema de irrigação utilizado pela nação uzbeque é um das causas desse problema.

Dados gerais

País: Uzbequistão

Localização: centro-oeste da Ásia

Capital:  Tashkent

População: 26,5 milhões

Idioma: uzbeque (oficial) russo

Religião predominante no país: Islamismo com 76,2%

veja também