Doações para a campanha Escola de Samba do Bem começam segunda

Doações para a campanha Escola de Samba do Bem começam segunda

Atualizado: Segunda-feira, 14 Fevereiro de 2011 as 1:31

As doações de sangue para a campanha “Escola de Samba do Bem”, criada pela Agência Ppress em parceria com o Banco de Sangue da Santa Casa de Rio Claro, podem ser feitas a partir desta segunda-feira. O objetivo é ampliar a quantidade de doações de sangue, incentivando a participação das escolas de samba, integrantes e simpatizantes. A agremiação que conseguir o maior número de doações de sangue receberá o Título de “Escola de Samba do Bem”. As doações se encerram no dia 26 de fevereiro, às 18 horas, e o resultado será postado no site www.sitedappress.com.br logo após a apuração.

De acordo com Patrícia Casagrande, proprietária da Agência Ppress, no período que antecede o Carnaval o número de doadores fica reduzido e é uma época em que o estoque precisa estar completo. Dessa forma, surgiu a ideia de realizar a campanha incentivando os integrantes e torcedores das escolas a doarem sangue.

“Estamos chamando os foliões para participar desta campanha de extrema importância para a sociedade. A escola que tiver o maior número de doadores de 14 a 26 de fevereiro receberá o Título de Escola de Samba do Bem, oferecido pelo Banco de Sangue da Santa Casa”, explica. Segundo o regulamento da campanha, no dia 27 de fevereiro a agremiação vencedora receberá o troféu, na quadra, durante o ensaio de bateria.

Patrícia observa que poderão participar da campanha integrantes e torcedores que estiverem aptos para doação. É preciso portar documento com foto (RG, CNH), ter idade entre 18 e 65 anos, pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica 24 horas antes da doação, não fumar duas horas antes da doação, não pode estar grávida ou com grande fluxo menstrual e, antes de doar, fazer refeição ou café da manhã leve e sem gordura. Os doadores considerados inaptos não contarão pontos para a campanha.

Após a doação de sangue, o integrante deverá assinar uma planilha referente à sua escola de samba, comprovando a doação e pontuando para a sua agremiação. Ainda conforme o regulamento, o sistema de pontuação irá variar de acordo com o tipo sanguíneo. Dessa forma, o tipo A positivo, B positivo e AB positivo valem dois pontos por doador; já o tipo sanguíneo O positivo, A negativo, B negativo e AB negativo somam três pontos, e o tipo O negativo vale quatro pontos por doador.

O horário de funcionamento do Banco de Sangue será estendido para o período da campanha e estará atendendo de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h, e no sábado das 7h às 11h. Grupos acima de 20 pessoas deverão marcar hora através do número 3535-7022. O Banco de Sangue funciona na Santa Casa de Rio Claro, que fica na Avenida 15, nº 385, bairro Saúde.

veja também