Documento pede o fim das perseguições a cristãos na Índia

Documento pede o fim das perseguições a cristãos na Índia

Atualizado: Quarta-feira, 12 Maio de 2010 as 9:11

Divulgado um relatório que denuncia a violência que é praticada na Índia contra os cristãos. O texto elaborado pela Christian Solidarity Worldwide (CSW) pede o fim da impunidade para diversos casos e relata episódios de violência como as que ocorreram em Orissa (um estado indiano, localizado junto ao Golfo de Bengala).

O trabalho pede que o governo de Nova Delhi adote severas medidas contra as perseguições religiosas e lide com esses casos especificamente. Cristãos estão sendo vítimas de frequentes ataques em seis estados indianos.

Segundo a Missão Portas Abertas, a CSW, apesar de reconhecer que a Índia tem instituições democráticas fortes, pede mudanças nas leis locais, afirmando que elas contrariam tratados internacionais. No verão de 2008, no distrito de Kandhamal, em Orissa, milhares de casas foram destruídas e 75 pessoas morreram vítimas de confrontos oriundos da intolerância religiosa.

Mais de 50 mil pessoas foram forçadas a migrar da região. Logo após os conflitos, as vítimas registraram mais de três mil queixas em diferentes delegacias do distrito de Kandhamal, mas somente 832 foram aceitas e 89 pessoas foram condenadas a pequenas sentenças.

veja também