Enchentes em SC: Igreja dá cartão a famílias para comprar mantimentos

A ação da Igreja Adventista vai auxiliar cerca de 750 famílias nas cidades mais atingidas pelas fortes chuvas.

Fonte: Guiame, com informações de Notícias Adventistas e G1Atualizado: terça-feira, 6 de dezembro de 2022 às 17:26
A ação vai auxiliar cerca de 750 famílias nas cidades mais atingidas. (Foto: Divulgação/ADRA).
A ação vai auxiliar cerca de 750 famílias nas cidades mais atingidas. (Foto: Divulgação/ADRA).

Desde a semana passada, o estado de Santa Catarina vem sendo atingido por fortes chuvas, que já causaram inundações, alagamentos e deslizamentos de terra.

Moradores em várias cidades estão desabrigados e os temporais já causaram quatro mortes. Ao menos 30 cidades decretaram estado de emergência e três rodovias federais estão interditadas.

Diante do desastre, a Igreja Adventista se mobilizou para ajudar os afetados. Através da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), dois grupos de voluntários estão trabalhando em Santa Catarina.

O primeiro está nos locais atingidos coletando informações sobre as necessidades mais emergentes, com moradores e autoridades, para fazer um plano de ação. O segundo grupo está atuando na arrecadação de doações para os moradores.

Uma das ações, que já está em andamento, é a distribuição de um cartão social para as famílias afetadas comprarem mantimentos.

“Vamos cadastrar cerca de 750 famílias que receberão um cartão com crédito que poderão ir aos mercados e comprar produtos de higiene e limpeza”, explicou o pastor Gunther Wallauer, que faz parte da equipe da ADRA da região Sul.


Vista aérea de uma das áreas alagadas. (Foto: Agência Brasil).

“Os cartões já foram enviados para a sede da Associação Catarinense [escritório administrativo da Igreja Adventista para a região]. Também serão reunidos voluntários que serão treinados para fazer o cadastro destas famílias que receberão o cartão”.

O benefício irá ajudar, principalmente, moradores das cidades mais atingidas pelas chuvas, como Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça, na Grande Florianópolis, Tijucas, Canelinha e São João Batista.

“Embora tenha parado de chover, ainda tem muita água. As estradas estão numa situação deplorável, as águas estão baixando, mas as pessoas estão desesperadas porque perderam tudo. Estamos ainda numa situação desesperadora”, relatou o pastor João Nicolau, diretor da Ação Solidária Adventista (ASA) para a região centro sul de Santa Catarina.

Desde o início do desastre, a denominação mobilizou uma força-tarefa, com o apoio de congregações locais, para ajudar aos catarinenses.

“Temos um exército de voluntários! Cada ASA local está doando roupa, alimento e trabalhando com doações de empresários. Seguimos trabalhando em sinergia para alcançarmos o maior número possível de pessoas”, disse João Nicolau.

Como ajudar

A Agência Adventista está recebendo doações para os atingidos. As contribuições em dinheiro podem ser enviadas para o pix [email protected].

As doações físicas devem ser encaminhadas para o endereço:

Rua Gisela, 900, Bairro Barreiros, São José – Santa Catarina, CEP 88.110-110.



Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições