Entidade promove inclusão social

Entidade promove inclusão social

Atualizado: Terça-feira, 12 Abril de 2011 as 10:50

Fundada em 1993, a Acer (Associação de Apoio à Criança em Risco) tem o trabalho de afastar crianças e jovens da criminalidade e promover a inclusão social. Localizada no bairro Eldorado, em Diadema, a entidade atende quase 2.000 pessoas, que são distribuídas entre os programas oferecidos.

Uma das atividades destacadas é o projeto Família Guardiã, que promove acompanhamento de crianças retiradas de suas família após determinação do Poder Judiciário.

A Acer oferece aulas de intermediação de leitura para crianças de uma escola municipal da vizinhança. As atividades complementam a grade curricular dos alunos, por isso as aulas são oferecidas no mesmo horário da escola.

Para os adolescentes, são feitas oficinas de disciplinas como meio ambiente, economia local e mapeamento de bens comunitários.

O núcleo de cultura da entidade disponibiliza ainda uma biblioteca para a comunidade, que possui aproximadamente 12 mil títulos de obras diferentes. Também são exibidos filmes sobre a origem das culturas africana e brasileira.

Outro serviço oferecido com ajuda de parceiros é o fornecimento de microcrédito. Até dezembro de 2010, a entidade emprestou R$ 80 mil aos microempreendedores da cidade. Segundo o secretário-geral da associação, Jonathan Hannay, o programa não teve inadimplência no pagamento dos empréstimos.

Para auxiliar os comerciantes sobre o uso racional do dinheiro, a entidade de Diadema ministra aulas de empreendedorismo. Também são fornecidos cursos profissionalizantes.

Hannay avalia que o trabalho da entidade é fornecer à população os serviços nos quais o poder público apresenta falhas. "Aqui, nós nos consideramos funcionários públicos, mesmo sem sermos servidores. Isso porque a nossa finalidade é servir e atender o público."

O secretário-geral ressalta o papel da ONG na melhoria do bairro. "Nos últimos dez anos, reduziram 94% os índices de criminalidade no Eldorado. Nós acompanhamos toda a transformação deste bairro."    

veja também