EUA dizem que Nigéria demorou a reconhecer Boko Haram como grupo terrorista

O governo da Nigéria temia que a designação pudesse ser "contraproducente" ao considerar que "atrairia mais atenção" para a organização

Fonte: guiame.com.brAtualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:01
Boko Haram
Boko Haram

Boko HaramRobert Jackson, alto funcionário do escritório para Assuntos Africanos do Departamento de Estado americano, disse que o governo nigeriano governo nigeriano era "reticente" a reconhecer o Boko Haram como organização terrorista, por isso os Estados Unidos também não o fez.

O Departamento de Estado americano queria ter definido antes a organização como terrorista, mas Jackson afirma que agora eles aprenderam a lição a irão agir mais rápido.

Jackson explicou na audiência que o Departamento de Estado era partidário de ter definido antes a organização como terrorista, mas que atrasou a decisão a pedido da Nigéria, o que provocou um "debate" interno no máximo organismo da diplomacia americana, sobretudo a partir de 2011.

Segundo detalhou Jackson, apesar de o Departamento de Estado achar que o Boko Haram "cumpria com todos os requisitos" para ser designada como terrorista, o governo da Nigéria temia que a designação pudesse ser "contraproducente" ao considerar que "atrairia mais atenção" para a organização.

O Boko Haram foi considerado uma organização terrorista em 13 de novembro, após incluir em junho de 2012 a três de seus líderes em sua lista oficial de terroristas.

Jackson avançou também que o governo nigeriano já mostrou sua predisposição a colaborar com os Estados Unidos para incluir o Boko Haram na lista de grupos terroristas das Nações Unidas.


com informações do R7 / EFE

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições