Evangelismo ousado desperta a Romênia

Evangelismo ousado desperta a Romênia

Atualizado: Segunda-feira, 13 Julho de 2009 as 12

A Romênia passa por dias de avivamento e os missionários da Junta de Missões Mundiais (JMM), Pr. Gérson e Sônia Maria Tomaz, colaboram ricamente para o crescimento espiritual deste país desde que decidiram enfatizar o evangelismo mais ousado e o estudo bíblico. Todas as tardes o pastor, acompanhado por obreiros da terra, realiza viagens missionárias pelo interior. Eles também evangelizam e oram por uma aldeia de ciganos.

A maioria dos romenos (87,7%) é ortodoxa. Mas, naquele país do sudeste europeu, ainda há muitos ciganos com suas crendices, o que revela a ausência do senhorio de Jesus Cristo na região. Estas são preocupações que levam o Pr. Gérson a intensificar o trabalho. Na igreja em Ghimpati, onde atua o obreiro da terra Ion Constantin, ele começou um ministério de discipulado com um grupo de 15 jovens.

Quinzenalmente, o pastor dá assistência à missão de Padureni, onde está o missionário da terra Alexandru Balan. É nesta missão que ocorre o maior número de conversões através do evangelismo de casa em casa. "Dá gosto ver o desejo ardente deles em se aprofundar no estudo da Palavra de Deus", comenta o pastor Gérson Tomaz.

Às quintas-feiras, o pastor acompanha os trabalhos dos irmãos que se reúnem em uma casa do bairro Ion Creanga, na capital Bucareste. Às sextas-feiras o casal missionário faz visitas evangelísticas, acompanhado do missionário da terra Ion Mihai. E um domingo por mês eles dão assistência ao pastor da igreja de Campulung, Pr. Marius Moisim.

Na aldeia Sintesti, os ciganos prevalecem com suas mulheres de vestidos bem coloridos e compridos e colares de ouro, mesmo vivendo na miséria. O Pr. Gérson revela que Deus colocou em seu coração o desejo de evangelizar aquele povo e de organizar uma igreja. Os ciganos são muito hospitaleiros e demonstram interesse em ouvir a Palavra de Deus, reconhecendo a degradação espiritual em que vivem.

Em mensagem dirigida a um grupo de ciganos no quintal de uma casa, alguns deles confessaram que não se convertem porque sentem-se envergonhados. Eles disseram que quando o primeiro deles se converter, todos se converterão também. Então, os missionários começaram a orar para que o primeiro cigano tome a decisão de seguir com Jesus e abra caminho para os demais.

Os missionários semeam a Palavra de Deus também em um casebre em Sintesti, onde algumas pessoas se aglomeraram para ouvir a mensagem. O pastor narrou os três primeiros capítulos de Gênesis, da Criação à Queda, conquistando a atenção de todos. Após dizer que contaria a consequência da desobediência de Adão e Eva em outro dia, uma menina implorou ao missionário para que continuasse a leitura. "Louvamos a Deus porque a luz do Evangelho chegou à Sintesti. Virá o tempo quando começaremos a colher os frutos", conta o Pr. Gérson.

Em visita ao sul da Romênia, o Pr. Gérson teve a oportunidade de conhecer o projeto de construção do templo em Andrus de Jos. Na região central, eles levaram a mensagem de Deus durante o culto de consagração do líder de uma congregação local. A cerimônia contou inclusive com a participação do prefeito.

A esperança é de que o trabalho dos missionários da JMM na Romênia cresça cada vez mais e, assim, a semente do Evangelho se desenvolva no coração dos romenos.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também