Exército de Salvação intensifica ajuda às vítimas no Nordeste

Exército de Salvação intensifica ajuda às vítimas no Nordeste

Atualizado: Quarta-feira, 7 Julho de 2010 as 3:19

O trabalho de socorro às vítimas das enchentes no estado de Pernambuco continua de forma intensa pelos integrantes da Equipe de Emergência do Exército de Salvação. Como tem acontecido em outras catástrofes, existe a necessidade de comunicação entre os órgãos governamentais, Defesa Civil, instituições da sociedade civil e voluntários a fim de que tarefas não sejam duplicadas e aspectos importantes não sejam esquecidos ou relegados a um segundo plano. É pensando nisso que o Exército de Salvação, através do supervisor Regional para o nordeste, maj Maruilson tem se reunido diariamente, por volta das 11hs, com membros de instituições que formam o Comitê Ecumênico de Solidariedade, juntamente com integrantes do governo do estado de Pernambuco a fim de planejar e reavaliar as operações de ajuda no estado. Na semana passada a "Reunião Ampliada" do comitê se encontrou na sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). "Na ocasião, discutiu-se estratégias para o enfrentamento da situação de emergência", conta Maruilson, apontando 4 áreas principais:

a. Intensificar a comunicação com o governo do Estado;

b. Ser necessário dividir as ações em Curto, Médio e Longo prazos;

c. Nesse primeiro momento as ações serão assistencialistas. Entretanto, deve-se estar consciente de que as pessoas necessitam mais do que assistência material;

d. Por outro lado, há a necessidade de se pensar na reconstrução da cidade e na reconstrução das casas. Desde o primeiro momento, o Exército de Salvação se integrou ao Comitê Ecumênico e tem dado a sua contribuição tanto na organização quanto na busca de socorro às pessoas necessitadas. Conforme programado, no dia 25, uma equipe de membros do Exército de Salvação dos bairros do Prado e Torre, auxiliaram na coleta de alimentos não perecíveis. No total foram arrecadados 4 toneladas de alimentos. A Equipe de Emergência do Exército de Salvação, além de arrecadar alimentos tem providenciado o transporte de alimentos até os locais de distribuição. Também foi realizado mais uma ação de arrecadação de alimentos, dessa vez com o apoio do Comitê Ecumênico, quando foi arrecadado mais 5 toneladas de alimentos junto à população de Recife.

No sábado, dia 26 de junho o maj Maruilson visitou a cidade de Palmares, uma das mais afetadas pelas fortes chuvas e destruição pela força do rio. Maruilson nos conta que, como pôde constatar, "a mesma encontra-se em situação muito precária, sendo que 85% do comércio está em situação de completa destruição, com casas arruinadas e mau cheiro por todo o lugar". Ele conclui: "o cenário era de guerra".

A última "Reunião Ampliada" aconteceu na segunda-feira, dia 5 na sede do Exército de Salvação - Bairro da Torre. Estveram presentes representantes das seguintes instituições/órgãos: governo do Estado, Chesf, OAB, Visão Mundial, OXFAM, Diaconia, Conselho Regional de Medicina, Conselho Regional de Enfermagem, Federação Espírita de Pernambuco, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Metodista do Brasil, Igreja Presbiteriana do Brasil, Igreja Ortodoxa Siriana.

O endereço do Exército de Salvação no Bairro da Torre:

Rua Conde de Irajá, nº 108 e 165

Bairro da Torre

Recife - PE   Cep: 50710-310

Tel: (81) 3228-4740

Maiores informações ou como ajudar diretamente através do Exército de Salvação no estado de Pernambuco ligar para: (81) 9607-0894.

As doações em dinheiro para a ajuda humanitária realizada pelo Exército de Salvação no Nordeste devem ser feitas através do:

BANCO ITAÚ, Agência 1000 e Conta Corrente 62.233-0.

veja também