Hemocentro de Vitória pede de doadores de sangue para reforçar estoque

Hemocentro de Vitória pede de doadores de sangue para reforçar estoque

Atualizado: Terça-feira, 1 Fevereiro de 2011 as 12:54

VITÓRIA - O Hemocentro da Secretaria de Estado da Saúde (Hemoes), em Vitória, está com estoque baixo de sangue e precisa de voluntários para doação de todos os tipos sanguíneos. Durante o período de férias, menos pessoas comparecem para doar sangue e o estoque costuma sofrer uma baixa. O ideal é que o Hemocentro receba, no mínimo, 120 doações diárias, mas a Unidade tem registrado, recentemente, apenas metade desse valor.

A hemorrede do Estado é responsável por abastecer 37 hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Embora ao longo do ano sejam feitas ações de coleta externa, quando a Unidade Móvel do Hemoes percorre o Estado de Norte a Sul para receber doações, é preciso que mais pessoas sejam voluntárias.

Como doar?

Quem quiser ser doador pode procurar o órgão, que funciona ao lado do Hospital das Clínicas, em Vitória, ou comparecer às ações de coleta externas.

Para doar, é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e ter boa saúde, estar bem alimentado e apresentar um documento de identidade com foto.

Caso o doador tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se o voluntário for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

Antes de doar, os voluntários preenchem um cadastro com informações básicas e respondem a um questionário. Em seguida, os possíveis doadores passam por uma triagem, que serve para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

Serviço:

Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) - (27) 3137-2458 e 3137-2444 - Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funcionamento de segunda a sexta, das 07 horas às 17h30, e aos sábados, das 07 horas às 15h30.

veja também