Hemominas abre campanha para doações de medula óssea

Hemominas abre campanha para doações de medula óssea

Atualizado: Sexta-feira, 11 Março de 2011 as 1:40

Unidade do Hemominas em Uberaba lança amanhã (12), a campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea, através de parceria com o Lions Clube e Leo Clube de Uberaba, que são organizações não governamentais compostas por jovens de 18 a 28 anos, que prestam serviços voluntários à comunidade.

Segundo o coordenador do Hemocentro na cidade, Paulo Roberto Juliano Martins, a expectativa com a campanha para aumentar o número de doadores de medula óssea é boa, pois sempre há necessidade de doações. “Nós precisamos de um banco de medula óssea no país e estimular a doação. Quanto mais pessoas puderem ser potencialmente doadores melhor, mais poderemos atender em casos deste tipo de transplante”, completa o coordenador.

A chance de encontrar um doador com medula compatível entre não parentes é de 1 em 100 mil, devido à miscigenação do povo brasileiro. Para aumentar as possibilidades de transplante, é necessário que o número de candidatos à doação cresça no país. Se for encontrado um doador compatível, ele é convidado a fazer, voluntariamente, a doação (o Inca mantém em sigilo a identidade do paciente).

A campanha será realizada até outubro deste ano. Cada mês um clube será o responsável por mobilizar seus integrantes para realizar a doação de sangue e o cadastro de medula óssea.

veja também