Hemopa inicia nova etapa de campanhas de doação de sangue

Hemopa inicia nova etapa de campanhas de doação de sangue

Atualizado: Quinta-feira, 10 Março de 2011 as 2:17

A partir desta quinta-feira (10), até o dia 30 deste mês, a Fundação Hemopa realizará campanhas externas em parceria com várias instituições públicas e privadas para suprir estoque estratégico de sangue do hemocentro. A nova etapa pretende manter o bom desempenho do período do Carnaval, que garantiu atendimento a aproximadamente 10 mil pacientes da rede hospitalar, no feriadão momesco, e cujas doações foram coletadas durante o período de 22 de fevereiro a 3 de março.

De acordo com o cronograma, nesta quinta-feira, 10, a unidade móvel de coleta de sangue estará até às 16h, na Agência do Banco do Brasil, da avenida Presidente Vargas. No dia 15, de 8h às 17h, no estacionamento da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Rodovia Arthur Bernardes. No dia 17, de 8h às 17h, na sede do movimento Pró-Jovem, na Rodovia Mário Covas.

Todas as campanhas externas tem a meta de 100 doações/dia. Segundo a gerente de Captação de Doadores do Hemopa, a assistente social Juciara Farias, ano passado foram desenvolvidas 136 campanhas externas que resultaram em 5.182 coletas. "É um quantitativo bastante significativo, que melhora nosso atendimento transfusional", afirmou, enfatizando a importância da participação popular nessas campanhas, quando o Hemopa vai em busca do doador que, por algum motivo, não tem tempo de ir até o hemocentro.

Ela explica a importância dessas ações junto à comunidade, tendo em vista a grande responsabilidade do Hemopa em atender a demanda estadual de sangue no Pará. Em 2010, o hemocentro coletou 93.502 bolsas de sangue, que asseguraram o atendimento de 146.344 pacientes.

Requisitos

Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos e portando documento de identidade oficial e com foto pode doar sangue. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença da Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sanguínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado.

Serviço:

As instituições interessadas em formar parceria para o desenvolvimento de campanhas externas devem entrar em contato com a Gerência de Captação de Doadores (GECAD), de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h, e aos sábados, até às 12h, através do 3224-5048.

O Hemopa fica na travessa Pe. Eutíquio, 2109. Funcionamento para coleta: de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados de 7h30 às 12h30. Maiores informações pelo fone: 08002808118

veja também