Hemorio faz coleta de sangue na Cinelândia

Hemorio faz coleta de sangue na Cinelândia

Atualizado: Terça-feira, 1 Março de 2011 as 3:11

O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), realiza, nesta terça-feira, das 9 às 14 horas, uma coleta móvel na Cinelândia, no Centro do Rio.

A ação faz parte da oitava edição da campanha Vista a Fantasia da Solidariedade, que tem como objetivo manter a média de 300 doadores diariamente e alertar a população para os riscos da falta de sangue no período de Carnaval, época em que historicamente, há uma queda de pelo menos 50% no número de doações voluntárias.

Vários artistas estão apoiando a campanha, além de personalidades do mundo do samba, blocos carnavalescos como o Bola Preta, Empolga às 9, Simpatia é Quase Amor e integrantes da bateria da escola de samba Vila Isabel.

Segundo a diretora geral do Hemorio, Clarisse Lobo, a ação é importante para aproximar a população do hábito da doação de sangue contínua em uma data muito importante para a população carioca.

– Faltando uma semana para a folia, a cidade já está em ritmo do carnaval. Neste dia, também comemoramos o aniversário da cidade do Rio de Janeiro, que completa 446 anos. A coleta móvel é uma grande oportunidade de aproximar a população do hábito da doação e fazer com que todos participem e contribuam com o simples gesto da doação. Com a ação na Cinelândia, o Hemorio espera conseguir coletar 200 bolsas de sangue, que auxiliarão no controle do estoque do instituto –, explica a diretora.

Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, deve trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes.

O Hemorio é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que abastece com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde, entre elas, as grandes emergências, maternidades e UTI´s. O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 08 – Centro, ao lado do Campo de Santana e funcionará todos os dias do Carnaval, das 7 às 18 horas.

veja também