Hemorio reforça apelo por doações

Hemorio reforça apelo por doações

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:55

O Hemorio lançou na terça-feira a campanha “Vista a Fantasia da Solidariedade”, que busca chamar a atenção da população para a importância de doar sangue durante o período de Carnaval – época em que, historicamente, há uma queda no número de voluntários de até 50%. Essa é a 8ª edição da campanha que espera fidelizar doadores e suprir a demanda do carnaval. Segundo a diretora geral da unidade, Clarisse Lobo, a média de doadores diários é de 300 pessoas, mas o ideal seria ter pelo menos 450 doações.

- O Hemorio é responsável por fazer a distribuição de sangue para os hospitais do Estado e todos os anos temos uma preocupação especial com a época do Carnaval, para não deixar que ocorra uma queda no nosso estoque de sangue - alerta Clarisse.

A modelo Luiza Brunet e a atriz Sheron Menezzes participaram do evento como madrinhas da campanha deste ano. Luiza Brunet contribui desde a primeira edição da campanha e neste ano levou a filha, a modelo Yasmin Brunet, para seguir seu exemplo e também doar sangue.

- É dever de todo cidadão colaborar e contribuir com o próximo. Doar sangue não dói e nem demora. Gostaria de convidar todas as pessoas a participarem desta campanha - declarou Luiza Brunet.

O lançamento da campanha contou também com a participação de alguns integrantes da escola de samba da Portela, além da Corte do Carnaval 2001: o Rei Momo Milton Junior, a Rainha do Carnaval, Bianca Salgueiro, e as princesas Talita Del Castilho e Suzan Gonçalves.

A atriz e rainha da bateria da Portela, Sheron Menezzes, assim como a modelo Yasmim Brunet, doou sangue pela primeira vez e confessou que superou um medo antigo em prol da nobre causa. - Mesmo tendo medo de agulha, estou aqui para doar sangue e dar um bom exemplo para todos que moram no Rio. Espero que cada um faça a sua parte - declarou a atriz.

Pode doar sangue qualquer pessoa que goze de boa saúde, tenha entre 18 e 65 anos e pese mais de 50 kg. Para isso, basta comparecer ao Hemorio com a carteira de identidade ou documento oficial com foto. O voluntário deve estar bem alimentado e não consumir bebida alcoólica 12 horas antes da doação de sangue.

O Hemorio é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que abastece com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde, entre elas, as grandes emergências, maternidades e UTI´s. No Rio de Janeiro ainda há mais 26 postos de coleta de sangue coordenados tecnicamente pelo Hemorio como o Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel; Hospital da Posse, em Nova Iguaçu; Hospital Geral de Bonsucesso e o Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras. Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos através do Disque Sangue (0800 282 0708) que esclarece outras dúvidas e agenda a doação com hora marcada.

O endereço é Rua Frei Caneca, nº 8, Centro, ao lado do Campo de Santana e funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados), das 7h às 18h.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições