Igreja Batista lança primeira pedra para construção de igreja no Bembe

Igreja Batista lança primeira pedra para construção de igreja no Bembe

Atualizado: Segunda-feira, 13 Setembro de 2010 as 11:20

O secretário-geral da Igreja Evangélica Baptista em Angola, Rui Garcia Nafilo, procedeu domingo, em Uíge, ao lançamento da primeira pedra para construção da nova infra-estrutura da igreja, na Terceira Estação Missionária, no município do Bembe, a 135 quilómetros ao norte da província.

Falando após o ato de lançamento da pedra, enquadrado no programa da celebração dos 100 anos da fundação da terceira Estação Missionaria do Bembe, o Secretário disse que a construção da escola do I ciclo e o centro médico também constam no programa da igreja.

O responsável realçou que a expansão rápida da Igreja Evangélica Batista em Angola, sobretudo na parte norte, foi fortemente influenciada pelos missionários de acordo com os mecanismos adotados na transmissão da doutrina em língua materna (kikongo).

"Após a destruição das primeiras infra-estruturas nesta estação, o lugar tornou-se deserto, mas, graças aos ganhos da paz, contributo do governo local e o desempenho dos membros da igreja, foi possível a realização do centenário com êxito", exaltou o secretario.

Por sua vez, a vice-governadora para área Social e Econômica do Uíge, Piedade Samuel Hebo enalteceu o papel que as igrejas devidamente reconhecidas pelo governo têm desempenhado no resgate dos valores morais e cívicos no seio da população.

Falando no ato do centenário da Terceira Estação Missionária do Bembe, Piedade ressaltou que a Igreja Evangélica Batista em Angola - como parceira do governo - tem vindo a contribuir significativamente no resgate dos valores morais, cívicos, culturais e na mudança de comportamento das várias personalidades, com realce à juventude.

Acrescentou que o governo vai continuar a prestar o seu apoio nos vários programas a serem realizados pelos seus parceiros, com vista a proporcionar o rápido desenvolvimento da região.

A Terceira Estação Missionária do Bembe da IEBA, fundada em 1904 tem vindo a proporcionar uma educação positiva nas comunidades cristãs e no seio da juventude como força motriz da sociedade.

Entretanto, seis novos pastores da Igreja Evangélica Batista em Angola - oriundos dos vários municípios da província - foram consagrados neste domingo ao ministério pastoral, pelo secretário geral da IEBA, Rui Garcia Nafilo.

Trata-se dos pastores Manuel Pinto, Feliciano Nzila, André Mankenda, Manuel Nsumbo, Macaya Mundele e André Cumba, todos naturais da província do Uíge.

Os recém-consagrados comprometeram-se em cumprir de corpo e alma as orientações superiores na transmissão fidedigna da palavra de Deus e levar o evangelho a todas as comunidades do país.

Participaram do acto das celebrações do centenário, mais de quatro mil fiéis e corais oriundos das várias regiões do país, membros do governo central e provincial, autoridades tradicionais e representantes de partidos políticos.

veja também