Igrejas prestam ajuda aos desabrigados

Igrejas prestam ajuda aos desabrigados

Atualizado: Segunda-feira, 12 Abril de 2010 as 12

A tragédia que se abateu sobre o Rio de Janeiro tem sensibilizado todos os brasileiros. Os meios de comunicação estão de plantão e a cada instante novas notícias aumentam uma dramática estatística. Todos somos afetados e nos sentimos tocados com as histórias de perda e dor. No entanto, divulgar e se sensibilizar com a situação de milhares de pessoas desabrigadas, centenas de mortos e feridos, não é suficiente.

Em Niterói e São Gonçalo, onde os danos foram terríveis, alguns irmãos estão se mobilizando para ajudar a minimizar a dor e a tragédia. O Pr. Josué Rodrigues da Igreja Presbiteriana Betânia em Niterói, fez um relato sofrido sobre a situação da cidade: ''A igreja está ilhada, a estrada está interditada, tive que andar alguns quilômetros para chegar aqui... Algumas famílias da igreja tiveram que ser retiradas de casa à força, devido ao risco de desabamento... O irmão e o sobrinho de um de nossos pastores foram soterrados no Morro do Bumba''.  A igreja Betânia está localizada numa região de morros e encostas, próxima às comunidades afetadas pelas chuvas.

Em São Gonçalo, apesar de não haver tantas mortes como em Niterói, 62.075 pessoas foram afetadas por alagamentos ou deslizamentos de encostas. Desse total, 8.288 moradores estão desabrigados. A Igreja Nova Vida em Jardim Alcântara tem recebido muitos pedidos de ajuda. Um de seus membros relatou: ''Tem chegado muita gente, e nós temos ajudado a todos, montamos kits de higiene pessoal, dividimos roupas... Mas, ainda precisamos de muitas coisas''. Esses irmãos têm atendido a dezenas de desabrigados vizinhos à sua igreja. E eles não param de chegar.

É verdade que uma única iniciativa não é suficiente para atender a todos, mas, irmãos e irmãs espalhados em todo o Brasil podem muito se agirem unidos.

Como ajudar?

Essas duas igrejas estão aceitando doações, que podem ser enviadas para:

Niterói

Igreja Presbiteriana Betânia

Pr. Josué Rodrigues

Av. Rui Barbosa, 679 - São Francisco

Fone: (21) 2714-2905 e 2714-5152

São Gonçalo

Igreja Nova Vida em Jardim Alcântara

Pr. Geremias do Espírito Santo Barbosa

Rua Francisco Campos, 31 - Jardim Alcântara

Fone: (21)2602-8284

Se você está em São Paulo poderá entregar sua doação à Igreja Presbiteriana da Saúde, que está se dispondo a receber e encaminhar todo o material destinado às vitimas das enchentes as Igreja Presbiteriana Betânia e Nova Vida em Jardim Alcântara.

O endereço em São Paulo é:

Igreja Presbiteriana da Saúde

Pr. Eli Moreira

Av. Jabaquara, 299 - Saúde

Fone: 11-3881-1818

O que doar?

Ao doar, leve em consideração os itens mais necessários para atender  aos desabrigados nesse momento:

• Água potável;

• Alimentos não perecíveis de fácil manuseio: leite em pó, sardinhas em lata, salsicha em lata;

• Material de higiene pessoal: escovas, pastas de dente, sabonetes, absorventes

  femininos e fraldas descartáveis;

• Roupas;

• Calçados (amarre os cadarços);

• Agasalhos;

• Roupas de cama; e,

• Colchonetes.

Os que estão muito distantes, podem enviar mantimentos através dos serviços de delivery disponibilizados pelos Supermercados via internet.

veja também