Igrejas se unem e doam materiais escolares a milhares de crianças refugiadas, nos EUA

Cerca de 200 igrejas se juntaram nessa grande mobilização para ajudar famílias de refugiados a manterem seus filhos na escola.

fonte: Guiame, com informações do Christian Post

Atualizado: Quarta-feira, 28 Agosto de 2019 as 3:18

Crianças andam com mochilas que receberam do programa "Back to School Party", realizado no Send Ministry, em Clarkston, Geórgia, em 3 de agosto de 2019. (Foto: North American Mission Board)
Crianças andam com mochilas que receberam do programa "Back to School Party", realizado no Send Ministry, em Clarkston, Geórgia, em 3 de agosto de 2019. (Foto: North American Mission Board)

Enquanto muitas famílias preparavam seus filhos para a volta as aulas, uma entidade ligada à Convenção Batista do Sul nos EUA e seus parceiros ajudaram a preparar as crianças uma comunidade de refugiados na Geórgia para o ano letivo de 2019-2020 distribuindo milhares de mochilas, sapatos e outros suprimentos.

A "Send Relief", braço do Conselho da Missão Norte-Americana da Convenção Batista do Norte, realizou uma “Back to School Party” ("Festa de Volta às Aulas") no início deste mês em seu novo centro ministerial em Clarkston, um subúrbio de Atlanta, com cerca de 13.000 habitantes e composto por milhares de refugiados.

Graças às doações de mais de 200 igrejas diferentes e vários ministérios e organizações, mais de 2.100 mochilas e mais de 35.000 materiais escolares foram entregues às crianças na manhã de 3 de agosto, dois dias antes das escolas públicas locais voltarem à sessão.

Graças a uma doação de uma empresa de calçados, mais de 540 sapatos também foram distribuídos aos alunos do evento, enquanto um total de 1.500 Bíblias também foram distribuídas.

De acordo com o Send Relief, 91 pessoas receberam exames de saúde completos em uma clínica médica patrocinada pelo Asian Pacific American Council e 70 pessoas receberam óculos de leitura de prescrição médica. Até 35 pessoas receberam cortes de cabelo.

"Nós sempre queremos ser cuidadosos. Nós não queremos fomentar a dependência insalubre e não queremos ser conhecidos por distribuir coisas grátis o tempo todo", disse Trent DeLoach, gerente do Centro de Ministério Clarkston da Send Relief.

"Mas devido ao custo do material escolar e sabendo que a maioria dos nossos vizinhos tem famílias grandes - de seis a dez crianças é bastante normal - essa é uma despesa significativa. Você vai ao site da escola pública do condado e clica em material escolar, você pode facilmente gastar até US$ 90 por criança, se você comprar tudo o que eles dizem ser necessário", acrescentou

A cidade de Clarkston tornou-se um local popular para o reassentamento de refugiados desde o início dos anos 80, devido à sua proximidade ao transporte público e ao custo de vida mais barato. Embora muitos dos participantes da "Back to School Party" fossem de famílias refugiadas, nem todos eram refugiados, pois o evento era aberto a todas as famílias da comunidade.

A Send Relief é uma organização que visa fornecer recursos, treinamento, educação e eventos para ajudar as igrejas a se engajarem no trabalho de assistência para aqueles em crise. Em maio de 2018, a NAMB comprou a propriedade da Clarkston International Bible Church como parte de uma parceria para substituir os prédios antigos da igreja.

Propósito

Ao longo dos anos, o CIBC estabeleceu parcerias com organizações para ajudar a comunidade de refugiados de Clarkston. Nos últimos 10 anos, a igreja recebeu o Back to School Party, que se tornou um dos maiores eventos do ano. Nos últimos dois anos, a NAMB e a Send Relief surgiram como os principais parceiros do evento.

"[Isso] mostra uma maneira tangível que a nossa igreja se preocupa com toda a cidade", explicou DeLoach.

Além dos brindes, a "Back to School Party" também oferece coisas divertidas para as crianças, como 'pula-pula', sorvetes e outras atividades recreativas. O evento também dá a quem comparecer e tem a oportunidade de se registrar para votar.

"É um evento que vai além de apenas doar material escolar", acrescentou DeLoach.

DeLoach estima que pelo menos 2.000 crianças saíram com seus pais para participar da festa em 3 de agosto, a maior multidão já formada para o evento.

"No ano passado foi o primeiro ano com a parceria da Send Relief que pudemos distribuir mochilas legítimas", disse DeLoach. "Aparentemente, a notícia se espalhou."

De acordo com o DeLoach, os sapatos que foram distribuídos foram uma marca genérica modelada no estilo Crocs. Os sapatos foram doados através de um membro da igreja de Clarkston que trabalha para uma empresa de calçados.

Desde que o programa "Back to School Party" se tornou uma tradição em Clarkston, as pessoas começaram a formar filas às 7h30 da manhã de 3 de agosto no local, mesmo que as portas não se abrissem até as 9h.

“Às nove horas, a fila está do lado de fora do prédio e circunda um pouco da nossa propriedade”, lembrou DeLoach.

“Quando as portas se abrem, tentamos obter as informações de todos, enquanto eles fazem o check-in. Descobrimos quantas crianças em idade escolar e suas idades e seu nome e endereço. E perguntamos se existe uma igreja que eles frequentam ou se estão interessados ​​e querem mais informações sobre as igrejas locais. Apenas em nosso espaço, compartilhamos o terreno com outras quatro igrejas", explicou.

O centro do ministério abriga congregações sudanesas, paquistanesas, conogles e nepalesas.

"Se as pessoas verificarem que estão interessadas em mais informações [sobre a igreja], temos os meios para acompanhar", disse DeLoach. “Também somos muito respeitosos com nossos vizinhos de várias origens religiosas. Então não forçamos nada a ninguém. ”

 

veja também