Jocum Porto Velho abre inscrições para curso que capacita missionário a lidar com a malária

Jocum Porto Velho abre inscrições para curso que capacita missionário a lidar com a malária

Atualizado: Quarta-feira, 11 Novembro de 2009 as 12

No title No campo missionário, vez por outra temos que nos deparar com más notícias. Baixas de soldados acontecem. Obreiros em várias nações já se despediram e foram para sua "residência definitiva", deixando família, igrejas e amigos para estar com o Senhor. Choramos e nos entristecemos muito, a saudade toma conta de nós, mas devemos continuar a jornada.

Muitas vezes nos perguntamos o porque destas coisas. Ela ou ele eram tão novos. Um mosquito as vezes nos relembra que somos pó. São tantos Josés, Katias, Marcos, Netos, Luizas. E a seara nessas horas parece que aumenta de tamanho. Deus tem seus propósitos, Ele é bom e quando estamos n´Ele, a morte nunca é o fim ou o último diagnóstico.

A Malária é, sem dúvida, um dos maiores problemas que enfrentamos em algumas frentes de trabalho missionário. Nas tribos do Amazonas, na África e na Ásia de uma maneira mais intensa. Soldados valorosos na frente de batalha são abatidos por essa doença que se manifesta como uma ardente febre que atinge pontos sensíveis do corpo, inclusive o cérebro. Nestes casos quase sempre é fatal.

Uma doença tropical, a Malária é infecciosa e é causada por um protozoário unicelular do gênero Plasmodium, que aniquila os glóbulos vermelhos do sangue, tornando as pessoas anêmicas. É transmitida por meio da picada de fêmeas de mosquito do gênero Anopheles, por transfusão de sangue ou, mais dificilmente, por compartilhamento de agulhas e seringas infectadas por Plasmodium. Os principais sintomas que o paciente com crise de Malária apresenta são: uma forte dor de cabeça, vômito, febre e as vezes delírios. Podem ocorrer ainda complicações no fígado, rins e pulmões.

Atualmente existem 110 milhões de novos casos de malária no mundo, destes, 95% estão na África o restante, no Brasil, Índia, Indonésia, etc.

Sob a direção do Senhor, Jovens Com Uma Missão (Jocum) tem se empenhado, através da Universidade das Nações, em estudar a Malária e buscar ferramentas científicas para se combater o mosquito. Por isso foi criado em Jocum Porto Velho-RO o Curso de Saúde Básica e Hemoscopia de Malária que capacita o missionário a diagnosticar, tratar e erradicar estas doenças junto com a população. O aluno terá: conhecimento do microscópio e seu uso, preparação de colorações e coletas do material para diagnosticar e tratar a Malária, além de aulas sobre saúde básica que irão cooperar na profilaxia das doenças básicas e melhora da qualidade de vida destas populações. O curso tem a duração de 3 meses.

As aulas são teóricas e práticas em laboratório. Atuaremos também em comunidades ribeirinhas e urbanas da região Amazônica usando os conhecimentos adquiridos.

Poderemos sonhar em ver essa triste realidade da malária sendo revertida. E não somente no caso de missionários mas de todas as pessoas que sofrem por causa da malária ou morrem desse mal. As Escrituras nos avisaram em Daniel 12:4 que nos ultimos dias o conhecimento multiplicaria. Nosso chamado nos conduzirá a discipular as nações imprimindo os valores do Reino em todas as esferas, incusive na Saúde Pública. O Povo de Deus já detém todas as condições de produzir pesquisa e conhecimento científico para abençoar os povos.

A Igreja hoje tem mais uma ferramenta para alcançar as nações e abençoar os povos. Povos na região Amazônica, África e Ásia serão diretamente abençoados com o trabalho de missionários chamados para a área de saúde. Muitos obreiros que adoecem enquanto estão com suas mãos no arado também.

Se você trabalha com a área de Saúde, tem interesse em servir a Deus como missionário ou como voluntário em projetos da área ou com tribos e povos em exposição às doenças tropicais, entre em contato conosco, será uma grande alegria servirmos ao Senhor juntos.

Início das aulas:

05/04 à 26/06/2010

Investimento:

Inscriçao - R$ 100,00

Moradia, alimentação e curso - R$ 560,00 mensais.

Importante: Trazer um jaleco branco, sapato fechado, rede, mosquiteiro, repelente, protetor solar e lanterna.

As vagas são limitadas, portanto, faça já sua inscrição.

Nosso endereço:

Escola de Microscopia

Cx. Postal 441- Porto Velho-RO - Cep: 78.900-970

Tel.:(69) 223-8448

E-mail: [email protected]

Escrito por: Ruth Larsson

veja também