Mãos Dadas completa 10 Anos

Mãos Dadas completa 10 Anos

Atualizado: Quarta-feira, 9 Junho de 2010 as 12:01

Desde 2000, um grupo de organizações sociais cristãs publica gratuitamente a revista Mãos Dadas. Com uma tiragem oficial de 35 mil exemplares, ela é escrita para os agentes sociais de todo o Brasil que trabalham com crianças e adolescentes em situação de risco.

Redação participativa

A revista é destinada a inspirar, motivar e capacitar pessoas envolvidas no trabalho cristão com crianças e adolescentes em situação de risco e contribuir para a mobilização de igrejas e comunidades para este trabalho. Também recebem Mãos Dadas órgãos de defesa de direitos (conselhos tutelares, conselhos municipais) e igrejas. Ao todo, já foram impressos mais de 900 mil exemplares desde 2000.

O processo de elaboração do conteúdo das edições é bem distinto e participativo. As organizações parceiras se reúnem uma vez ao ano e decidem os temas de capa das três edições do ano. Ao longo do processo de redação, os jornalistas responsáveis trocam ideias com especialistas, mas também ouvem agentes sociais que conhecem, na prática, a realidade das crianças. Por vezes, a voz da criança é ouvida por meio de dinâmicas e pesquisas realizadas dentro de projetos sociais. Um exemplo é a edição nº 18 (maio/2007) que divulgou uma pesquisa feita com o 1.137 crianças atendidas por 18 projetos sociais. Mãos Dadas descobriu que um dos momentos em que as crianças pesquisadas mais sentem medo é quando elas ouvem tiros. Diante da pergunta "quando vocês sentem muito medo", 38% das crianças responderam que é quando estão sozinhas, 14% quando estão no escuro e 11% quando ouvem algum tiro ou tiroteio. Elsie Gilbert, editora da revista, ficou assustada com o resultado. "Sentir medo de solidão e de escuro é algo normal na infância, mas sentir medo de tiroteio revela um problema social sério", diz ela.

Impacto

A revista Mãos Dadas tem causado um impacto em muitos trabalhadores sociais no Brasil. Ao longo destes 10 anos, a equipe editorial recebeu mais de 8 mil cartas, e-mails, telefonemas e fax de leitores interessados. O ano de 2009 bateu o recorde no número de retornos do público: 3.564. Boa parte são pedidos feitos por meio do site para receber a revista.

"Eu trabalho como voluntário em escolas, tenho um projeto com artes circenses nas ruas de cidades e povoados do sertão e sei o quanto é importante receber informações tão preciosas. Às vezes ficamos muito longe das notícias e esta revista tem sido uma benção para minha vida", escreveu, por e-mail, Geraldo Fabian Cabett Diniz, de Irecê (BA). Para Maria de Fátima Rodrigues de Sousa Santos, coordenadora do PDA (Programa de Desenvolvimento de Área) da ONG Visão Mundial em Tocantinópolis (TO), "a revista é de suma importância para o desenvolvimento das nossas ações, além de fortalecer a formação contínua das famílias".

Trabalho em rede

A importância da revista não está apenas em produzir conteúdo para quem trabalha com crianças, mas também em construir uma rede de apoio a organizações que defendem e assistem à infância. A Rede Mãos Dadas existe desde 2007 e reúne 40 organizações evangélicas, grandes e pequenas, de diversos estados brasileiros. Juntos, os parceiros desenvolvem importantes projetos em favor das crianças, entre eles: o Mutirão de Oração Por Crianças e Adolescentes em Situação de Risco, a Campanha Latino-americana pelos Bons Tratos da Criança e o Programa CLAVES.

O trabalho em rede é um fenômeno relativamente novo no sociedade. Entre os pressupostos básicos, está a proposta de uma estrutura leve, não-hierárquica e disposta a trabalhar em favor de causas e não de instituições. A Rede Mãos Dadas, junto com a Rede Evangélica Nacional de Ação Social e a Rede FALE formam algumas das mais experientes redes no contexto evangélico no Brasil.

Celebração

Data: 18 de junho de 2010

Local: Igreja Metodista Central, Rua dos Tupis, 51. Centro. Belo Horizonte, MG.

Extras: Presença do pastor Luterano, Valdir Steuernagel

Lançamento do livro "Uma Criança os Guiará - por uma teologia da criança", editora Ultimato, em parceira com a Rede Mãos Dadas

Confirme presença até 14 de junho de 2010, com Janaína - [email protected] ou (31) 3611-8500

veja também