Meio milhão de crianças ouvem o Evangelho e aceitam Jesus no Quênia

A “Onda de Fogo” da Cristo para Todas as Nações busca impactar cidades com ações evangelísticas simultâneas em escolas e outros ambientes.

Fonte: Guiame, com informações do CfaNAtualizado: segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 às 17:35
Crianças ouvem o Evangelho em escola no Quênia. (Foto: CfaN)
Crianças ouvem o Evangelho em escola no Quênia. (Foto: CfaN)

A África é o continente mais jovem do mundo. Quase metade da população africana tem menos de 18 anos, o que significa que o futuro do continente está nas mãos dessa juventude.

Segundo Daniel Kolenda, presidente do Cristo para Todas as Nações (CfaN), esse é um desafio que nenhum evangelista pode ignorar.

Para alcançar 580 milhões de crianças africanas com o Evangelho, a organização criou algumas iniciativas, como a “CfaN Fire Wave” (Onda de Fogo, em tradução livre) no Quênia, liderada pelos evangelistas Nathaniel e Lea Manning.

A Onda de Fogo é uma estratégia evangelística que reúne diversos pregadores com o objetivo de impactar uma cidade ou região por meio de ações simultâneas em escolas, mercados e em qualquer lugar onde surja oportunidade.

As equipes saem várias vezes ao longo do dia, e cada uma pode pregar até dez vezes em um único dia – às vezes até mais.

No Quênia, em setembro, o objetivo era alcançar as crianças de toda uma região em apenas 10 dias.

“Nesse curto período, evangelistas treinados pelo CfaN alcançaram mais de 551.930 jovens com o Evangelho. Isso não foi por acaso – levou mais de 10 meses de planejamento cuidadoso”, diz Kolenda.

Segundo ele, 74 evangelistas treinados pela CfaN, vindos de diferentes partes do mundo, chegaram ao Quênia prontos para pregar às crianças.

“Eles foram acompanhados por outros 35 evangelistas locais. E pregavam todos os dias. Nas regiões de Meru, Maua, Kitui, Kapsabet, Chuka e Ndaragwa, as equipes experimentaram portas abertas e corações com muitas curas milagrosas”.

Crianças cantando nas ruas

Em Chuka, a mensagem do Evangelho marcou tão profundamente que os jovens começaram a citar histórias bíblicas e cantar canções de adoração pelas ruas.

Em Maua, um líder juvenil que sofria há 23 anos com dores nas costas foi curado instantaneamente após a oração.

Crianças ganham livretos sobre Jesus. (Foto: CfaN)

Em Kitui, Deus deu ao membro da equipe, David, uma palavra de conhecimento sobre uma criança específica na multidão.

Depois da mensagem, ele se aproximou do garoto e percebeu que estava de muletas.

David orou e o desafiou a começar a andar – e, ali mesmo, o menino foi curado e caminhou livremente.

Em Meru, uma garota de 14 anos, que não conseguia correr desde a primeira série, começou a correr alegremente após uma oração de cura.

Transformação para novos evangelistas

Essas campanhas não apenas mudam a vida daqueles que são alcançados, mas também transformam quem está levando a mensagem.

Segundo a CfaN, muitos evangelistas participaram do ministério público pela primeira vez após passarem pelo Acampamento de Fogo e pelo treinamento para pregar aos jovens.

Eles descobriram a alegria de anunciar Cristo, o fascínio de testemunhar milagres e a satisfação de fazer parte do plano de Deus para esta geração, diz a organização.

A união entre as equipes e a oração são apontadas como fatores-chave para o sucesso. Além disso, essas ações funcionam como verdadeiros campos de treinamento intensivo para futuros líderes ministeriais.

“A importância desse movimento não pode ser subestimada. Os jovens africanos são espiritualmente famintos e abertos ao Evangelho – e suas comunidades são profundamente afetadas quando se aproximam de Jesus”, diz a CfaN.

Em Kapsabet, até professores e pais foram curados e experimentaram o poder de Deus.

Em Ndaragwa, mesmo diante de desafios de saúde e adversidades, a unidade entre os membros da equipe tornou-se um testemunho vivo, revelando à comunidade o amor e o poder de Jesus. Em cada local, o território espiritual foi conquistado e o inimigo recuou.

Deus sempre abre um caminho

Como acontece com qualquer projeto na África, essa iniciativa enfrentou desafios logísticos.

“Os lugares que essa Onda de Fogo alcançou não eram as grandes cidades relativamente ‘fáceis’. Trabalhar em áreas rurais significa que as condições são frequentemente difíceis. Isso exige flexibilidade e criatividade.”

Centenas de estudantes levantam as mãos para Jesus em escola no Quênia. (Foto: CfaN)

“Mas Deus sempre abre um caminho – vale muito a pena quando vemos crianças recebendo o Evangelho.”

O que será necessário para alcançar todos eles?

Isso não é apenas uma campanha; é um movimento.

A CfaN não está apenas realizando eventos, mas construindo uma infraestrutura para gerar impacto duradouro.

Por meio de folhetos de acompanhamento, parceria com igrejas locais e programas de treinamento como o Fire Camp, novos evangelistas estão sendo formados em seus próprios países.

Uma das tendências mais empolgantes é ver evangelistas africanos se levantando para alcançar suas comunidades. As Campanhas Juvenis estão se tornando uma força crescente, à medida que líderes treinados mobilizam outros em um ciclo contínuo de colheita e discipulado.

“Os testemunhos falam muito. Desde curandeiros renunciando a ídolos e à adoração dos ancestrais até crianças pequenas guiando seus amigos para Cristo, o efeito cascata dessas campanhas está transformando comunidades.”

“Essa visão fica cada vez mais ousada! O que será necessário para alcançar 15 milhões de jovens no Quênia? Ou todos os 580 milhões de jovens em toda a África? A cada campanha, essa visão se torna mais tangível. Não é apenas um sonho. Isso é um impacto real, e está acontecendo agora.”

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições