A Samaritan’s Purse está evangelizando a população na comunidade de Thaker, no Sudão do Sul, através da alfabetização bíblica. Conforme os moradores aprendem a ler a Palavra de Deus, eles testemunham a transformação espiritual do local.
O programa de alfabetização baseado na igreja Samaritan's Purse no Condado de Mayendit, ensina homens e mulheres a estudarem em sua língua nativa — a língua Nuer.
Os sudaneses estão adquirindo as habilidades transformadoras de leitura e escrita, e também estão experimentando o poder da Palavra de Deus.
“Você não pode pregar sem ler. Quando você aprende a ler em sua própria língua, você se conecta com a Bíblia. Não é mais algo que você ouve de outros. É algo que você experimenta por si mesmo”, disse Angelo, um professor e pregador local.
Muitas pessoas na comunidade não sabiam ler ou escrever em Nuer. Nos cultos, os pastores eram os únicos que sabiam ler as Escrituras. Agora, os cristãos locais também tem essa oportunidade.
Angelo. (Foto: Reprodução/Samaritan’s Purse)
Testemunhos da alfabetização local
O treinamento de alfabetização começa ensinando os participantes a ler em Nuer. Muitos alunos, como Joseph, tinham alguma familiaridade com a leitura em outras línguas, mas nunca tinham encontrado as Escrituras em sua língua materna.
Durante o treinamento, os alunos também recebem sua própria Bíblia em Nuer: “Meu sonho é que esse programa não termine conosco”, disse Joseph.
E continuou: “Quero alcançar a próxima geração, para que eles possam ensinar outros e ajudar a levar a Palavra de Deus a outras comunidades”.
“Descobri na Bíblia que o próprio Deus me ordena ir e até mesmo ensinar outras pessoas sobre a Palavra. Ela é cheia de vida, cheia de salvação, e eu descobri isso. Quero que outras pessoas também sejam salvas”, acrescentou.
Joseph. (Foto: Reprodução/Samaritan’s Purse)
Para algumas mulheres, como Elizabeth, esta é a primeira vez que elas têm oportunidade de se envolver com a leitura e escrita.
“Li Romanos, onde diz que todos foram destituídos da glória de Deus. Depois que eu li e entendi a graça de Deus, mudei minha vida”, relatou ela.
Para Angelo, o versículo que lhe chama atenção é João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito”.
Segundo a Samaritan’s Purse, esta foi a primeira frase que ele leu em voz alta em Nuer, um momento que aprofundou sua fé e fortaleceu sua missão de ensinar os outros.
“Aprendi na Bíblia que Deus nos ama. Mesmo se eu for um pecador, posso ir até Ele, me ajoelhar, confessar meu pecado, e Ele me perdoará como uma criança”, afirmou Angelo.
“Antes, muitos de nós não pensávamos sobre a vida eterna. Mas agora, por meio da Bíblia, entendemos que há mais além desta vida. Conhecemos a paz por meio de Deus, e essa paz está se espalhando”, acrescentou.
Alunos estudando a Bíblia. (Foto: Reprodução/Samaritan’s Purse)
A guerra civil entre a junta militar do Sudão e as forças rebeldes forçaram mais de 8 milhões de sudaneses a fugirem do país e morar em campos de refugiados em nações vizinhas.
De acordo com a Mission Network News, milhares de pessoas morreram no conflito que já dura um ano, incluindo vítimas de genocídio.
O Sudão ficou em 5º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2025 da Missão Portas Abertas dos lugares mais difíceis para ser cristão.
Durante os conflitos, o Sudão do Sul tem feito uma longa jornada em direção à paz, e as igrejas locais veem a alfabetização como um passo em direção à reconciliação.
“Quando as pessoas leem a Bíblia, elas aprendem a viver em paz. A Palavra de Deus transforma corações e mentes. Ela nos ensina a amar nossos vizinhos e a perdoar”, concluiu Angelo.
Segundo a missão, para Elizabeth, Angelo, Joseph e muitos outros, o projeto abriu portas para a salvação, crescimento espiritual e a transformação da comunidade.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições