Missionário surdo usa linguagem de sinais para discipular deficientes auditivos na África

Paul Yount discipula novos convertidos a partir da linguagem de sinais e os envia para pregar Jesus a outros surdos.

Fonte: Guiame, com informações de Baptist Press e Biblical RecorderAtualizado: segunda-feira, 11 de dezembro de 2023 às 15:54
O missionário Paul Yount com os surdos na África. (Foto: Reprodução/IMB)
O missionário Paul Yount com os surdos na África. (Foto: Reprodução/IMB)

O missionário do Conselho de Missões Internacionais (IMB), Paul Yount, consegue se conectar com outros surdos e está pronto para discipulá-los, porque também tem a mesma deficiência. 

Esse ponto em comum faz com que Paul evangelize de forma mais eficaz outros surdos na África Ocidental junto com o “StoryOne Camps”, um evento organizado e patrocinado pelo IMB e pela “Deaf Pathway Global”, que ensina a Bíblia por meio de histórias. 

Recentemente, o missionário conheceu um crente senegalês chamado Joseph. Ele estava ansioso para conhecer mais sobre a Bíblia, pois devido a sua deficiência auditiva, não conseguia se conectar totalmente com as palavras escritas das Escrituras.

Segundo a Baptist Press, como estudante surdo, Joseph precisava ver a Palavra, não apenas lê-la. 

Testemunho de Joseph

Segundo o ministério Biblical Recorder, Joseph cresceu como católico tentando fazer leitura labial durante os cultos em sua igreja. Quando frequentou uma escola para surdos, ele conheceu missionários evangélicos que mudaram sua vida.

“Quando os missionários começaram a falar sobre a Bíblia e começaram a usar imagens e recursos visuais, eu me interessei”, disse ele ao Biblical Recorder.

Apesar de ser alcançado pelo Evangelho, Joseph ainda estava se sentindo desconectado da Palavra devido à barreira linguística. Então, os missionários do IMB apresentaram a Bíblia usando recursos visuais e histórias na linguagem de sinais senegalesa. 

“Algo mudou em seu coração e ele ficou faminto por mais histórias das Escrituras”, relatou Paul.


Joseph. (Foto: Reprodução/IMB)

Joseph foi expulso de casa quando contou aos seus pais que aceitou Jesus. No entanto, ele não desistiu de proclamar sua fé e queria aprender a compartilhar as Boas Novas com outros surdos. Esse desejo o levou ao “StoryOne Camp”. 

Kevlasha Humphrey, uma voluntária surda do projeto, testemunhou: “Vejo isso como um impacto incrível na vida das pessoas surdas. Pela primeira vez, eles seguram a Palavra de Deus na linguagem do seu coração e com as próprias mãos”.

“Quando as pessoas surdas virem isso, serão capazes de receber o Evangelho, retê-lo, internalizá-lo e compartilhá-lo e isso irá além da África”, acrescentou.

Paul discipulou Joseph utilizando a técnica de mnemônicos de linguagem de sinais, que ajudam a memorizar as histórias bíblicas de maneira mais eficaz. 

Depois de aprender a evangelizar em sua língua do coração — a Língua de Sinais Africana Francófona — Joseph usa o método de contar histórias enquanto compartilha o Evangelho com aqueles que, como ele, precisam de acesso à Palavra de Deus de uma forma que possam entender.

“Ele se sentiu tão emocionado e inspirado, e ficamos entusiasmados por ele vivenciar isso”, contou Paul.


Oficina evangelística. (Foto: Reprodução/IMB)

Discipulando crentes surdos

No mundo, existem mais de 71 milhões de pessoas surdas. A maioria delas não tem acesso às Escrituras na sua língua materna. Poucos tiveram o Evangelho compartilhado com eles e nunca viram o nome de Jesus em sua língua.

Por isso, o treinamento mais recente do “StoryOne Camps” aconteceu na África Ocidental. Através do projeto, os participantes aprenderam a traduzir oito histórias bíblicas para as línguas de sinais indígenas do Senegal, Burkina Faso, Níger, Serra Leoa e Gâmbia.

Essas histórias falam sobre a identidade de Jesus, as funções da igreja e como conduzir o trabalho missionário

O projeto permite que trabalhadores de longo prazo evangelizem, treinem discípulos, capacitem líderes de igrejas e forneçam recursos para plantar congregações indígenas, lideradas por surdos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições