Missionários usam futebol e arte para evangelizar irlandeses: ‘O Senhor nos chamou’

Russell e Tori Minnick evangelizam irlandeses por meio do futebol americano e sessões de arteterapia, onde conduzem estudos bíblicos e falam de Jesus.

Fonte: Guiame, com informações de IMBAtualizado: quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 às 13:48
O time de futebol americano na Irlanda. (Foto: Reprodução/IMB)
O time de futebol americano na Irlanda. (Foto: Reprodução/IMB)

Missionários na Irlanda do Norte encontraram no futebol americano uma oportunidade de alcançar irlandeses para Cristo. 

Em Belfast, enquanto observavam os filhos brincarem, os missionários da Junta de Missões Internacionais, Russell e Tori Minnick, notaram um grupo de homens jogando futebol americano do outro lado do campo — uma cena incomum em um país onde o rúgbi domina.

Curioso, Russell se apresentou a Barry Keil, presidente de um dos times da cidade Belfast Trojans. A conversa evoluiu para um café dias depois, quando Russell foi convidado para participar da equipe.

Os Belfast Trojans jogam na Liga Irlandesa de Futebol Americano. Embora não seja do mesmo nível da NFL, o cenário do futebol americano irlandês é uma liga unida com oito times espalhados por toda a Irlanda. Dublin, Cork, Galway e Belfast são as principais cidades participantes. 


A família missionária. (Foto: Reprodução/IMB)

Aos 35 anos, Russell participou da liga irlandesa de futebol americano e, apesar das limitações físicas, completou a temporada. No entanto, após ser convidado para atuar como treinador da equipe, ele percebeu seu verdadeiro campo missionário.

“Senti o Senhor me chamando. Percebi que estávamos moldando corpos, mas não almas”, disse ele ao IMB.

Como treinador, Russell passou a conviver de perto com os atletas e descobriu que muitos lidam com ansiedade, conflitos familiares e outros desafios. Tempos depois, ele se tornou capelão do time e começou a aconselhar aconselhar e oferecer apoio espiritual para os atletas. 

“Eu apenas tento estar presente, ouvir e deixar o Espírito Santo agir da maneira que Ele escolher”, afirmou ele.

Introdução do Evangelho 

Segundo o IMB, a Irlanda do Norte apresenta uma das taxas de suicídio mais elevadas do Reino Unido. 

Décadas marcadas por conflitos e constantes ameaças de guerra deixaram traumas profundos, que ainda afetam famílias, enquanto muitas comunidades seguem necessitando de apoio na área da saúde mental.

Além do trabalho no time, Russell e Tori —  que tem experiência na área de saúde mental — atuam como voluntários em um centro comunitário de apoio emocional em Belfast, oferecendo acompanhamento e atividades como arteterapia.

Conforme conversam com as pessoas, o casal insere reflexões bíblicas por meio da arteterapia. Em uma sessão de pintura, eles pintaram o quadro de uma tempestade e Russell explicou como Jesus acalmou uma tempestade e encorajou a todos a superar seus desafios.


As pinturas costumam trazer reflexões bíblicas. (Foto: Reprodução/IMB)

Durante outra sessão, os participantes pintaram uma floresta com um riacho. Então, Russell aproveitou a oportunidade e ministrou:

“Conversei com eles sobre como essa imagem me lembrava do Salmo 23. Davi estava passando por um momento difícil, e foi o Senhor quem o consolou. Foi o Senhor quem o 'conduziu a águas tranquilas'. Eu lhes disse: 'Esse é o mesmo Senhor que os ama e deseja ter um relacionamento com vocês'”.

Atualmente, o casal está planejando abrir uma cafeteria móvel chamada Shepherd's Cuppa. O objetivo é visitar comunidades, oferecer café e conversa, além de promover um estudo bíblico.

"Ela serve para mais do que fornecer café. É uma porta de entrada para grupos de apoio a pessoas traumatizadas e um convite para conhecer o estudo bíblico que conduzimos", disse Tori. 

E Russell acrescentou: "É uma maneira prática de conhecer pessoas que talvez nunca entrem em uma igreja ou em um centro de aconselhamento. Uma xícara de café se torna uma ponte para uma conversa sobre esperança".

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições