Missões Nacionais divulga atual trabalhos na região serrana

Missões Nacionais divulga atual trabalhos na região serrana

Atualizado: Quinta-feira, 17 Março de 2011 as 11:11

Desde os primeiros instantes da tragédia na região serrana do Rio de Janeiro, centenas de famílias desabrigadas foram assistidas por meio de ações conjuntas de Missões Nacionais, igrejas e associações.

Na fase inicial, foram direcionados 347 toneladas de donativos (alimentos, água potável, materiais de higiene e limpeza, fraldas descartáveis, vestuário, materiais para limpeza pesada como pás, vassouras, botas) e recursos emergenciais para igrejas que funcionaram como bases de atendimento. Foram também enviados materiais evangelísticos e equipes de profissionais e voluntários para aconselhamento e apoio direto às igrejas atingidas. Nesse período foram aplicados R$ 29.439,26, incluindo a realização da Mini Trans Solidariedade, o transporte de donativos e o aporte financeiro às igrejas bases de atendimento: IB Central em Teresópolis, IB de Correas, SIB em Nova Friburgo, IB em Barra do Imbuí, IB em Caleme, PIB de Três Rios, IB do Prado em Nova Friburgo.

Em um segundo momento, Missões Nacionais direcionou R$ 50.000,00 para as seguintes igrejas:

Em Nova Friburgo

5ª IB de Nova Friburgo, Congregações da IB do Prado, IB Jardim Ouro Preto, PIB em Nova Friburgo. Em Teresópolis

PIB em Bonsucesso, IB Central, PIB em Caleme, PIB em Pessegueiro, PIB em Vila Aparecida, PIB em Vieira. Em Petrópolis

IB de Areal, IB Central em São José do Vale do Rio Preto, PIB em São José do Vale do Rio Preto.

"Existe ainda um longo caminho a percorrer até que a região serrana volte à normalidade, já que a economia local foi seriamente abalada e centenas de moradores tiveram suas residências destruídas", disse Alice Cirino, gerente executiva de Ação Social da JMN. Ela afirma ainda que próxima etapa da estratégia de auxílio à região consiste no apoio à reconstrução/reforma de casas ou igrejas danificadas, assim como em equipar residências com mobiliários básico. A reconstrução de casas e o trabalho de capelania das comunidades atingidas serão realizados por meio de ações voluntárias.

Veja também que outras frentes de trabalho contarão com a disponibilidade dos batistas brasileiros:

- Impactos evangelísticos nos municípios atingidos

- Aconselhamento psicológico, pastoral, social e jurídico à população

- Mutirões para reconstrução de casas

- Profissionais e voluntários em diversas áreas: engenheiros agrônomos e de construção civil, advogados, assistentes sociais, psicólogos, pedreiros, técnicos especializados em conserto de máquinas de costura

- Recursos para aquisição de materiais de construção e utensílios domésticos

- Cursos profissionalizantes em geral

- Apoio à recuperação de equipamentos danificados, etc.

Para participar em uma dessas frentes, envie e-mail para [email protected] .org.br , expressando seu desejo de cooperar com esta ação solidária.  

veja também