MT Ação Digital alcança a marca de 2,9 milhões de atendimentos

MT Ação Digital alcança a marca de 2,9 milhões de atendimentos

Atualizado: Quarta-feira, 29 Dezembro de 2010 as 2:16

Promover a inclusão social por meio do acesso ao ambiente virtual. Este é um dos objetivos do projeto Ação Digital, programa desenvolvido pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs). Desde a inauguração da primeira unidade, em 2004, já foram contabilizados mais de 2,9 milhões de atendimentos prestados à população.

Cada unidade do projeto é composta por 10 computadores de última geração conectados a internet, uma impressora e uma câmera de circuito interno, para o monitoramento do espaço. Além disso, cada sala possui um profissional capacitado que ministra os cursos e presta auxílio aos usuários.

Os espaços físicos oferecidos para as unidades geralmente funcionam nas Secretarias Municipais de Ação Social, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), escolas e outros tipos de espaços públicos.

O Programa Ação Digital é uma ação que permite a redução gradativa das diferenças sociais promovidas pelo conhecimento digital e o exercício da cidadania. Numa época onde as informações avançam com grande velocidade, o acesso a internet e, principalmente, a tecnologia, pode significar não só o encurtamento das fronteiras territoriais, mas também a conhecimento das transformações que ocorrem no país e no mundo.

Em agosto desse ano o Ação Digital atingiu uma marca única, chegando a funcionar nos 141 municípios mato-grossenses, possibilitando a inclusão digital de crianças, jovens, adultos e idosos. Atualmente existem 173 unidades do projeto em todo Estado.

A secretária da Setecs, Roseli Barbosa, destaca a importância do projeto. “O principal objetivo é promover a inclusão social por meio da inclusão digital, oferecendo acesso gratuito a cursos de informática e a internet às comunidades carentes do nosso Estado”, disse.

RANK BRASIL

A iniciativa de ampliar o projeto aos 141 municípios garantiu ao Governo do Estado o reconhecimento nacional através do troféu Rank Brasil, na categoria “Estado com maior inclusão digital do país”. A premiação elevou para cinco o número de projetos reconhecidos pelo “livro dos recordes” brasileiro. Além do Ação Digital, o Governo do Estado recebeu outras quatro indicações pelos programas Casamento Comunitário, Microcrédito e dois pela Campanha Natal das Crianças.

Para o coordenador do MT Ação Digital, Cesar Vidotto, o trabalho não acaba por aí. “O objetivo agora se volta para sermos reconhecidos como o melhor projeto qualitativo de inclusão digital”, disse Vidotto.

veja também