Muçulmanos fazem manifestação contra construção de igreja

Muçulmanos fazem manifestação contra construção de igreja

Atualizado: Sexta-feira, 17 Julho de 2009 as 12

A construção de um templo da igreja protestante Huria Kristen Batak (HKBP em inglês), no sul da província de Sumatra, na Indonésia, provocou protestos de diversas organizações muçulmanas, nesta quinta-feira, 16. O fórum muçulmano de Sumatra organizou a manifestação.

Com a cópia do decreto emitido em maio de 2009, os manifestantes destruíram uma ponte que conduzia até o local antes de solicitar que o governo cumprisse o decreto e interrompesse a construção.

Segundo um porta-voz do fórum, o grupo se baseava nos argumentos de que a Igreja não tinha uma permissão do Fórum de Harmonia Interreligiosa para realizar a obra. O documento é exigência da junta ministerial, que controla o estabelecimento de lugares de culto.

O porta-voz ressaltou que, como existem poucos cristãos na área, não há necessidade de um templo. Igrejas de várias denominações enfrentam muita burocracia para conseguir permissão para construção de seus templos. O problema impede muitas vezes que as congregações realizem seus cultos em residências, hotéis ou locais de conferência alugados. Essa medida enfraquece o trabalho religioso.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também