Mutirão da cidadania amanhã no centro deve atender mais de 10 mil pessoas

Mutirão da cidadania amanhã no centro deve atender mais de 10 mil pessoas

Atualizado: Sexta-feira, 11 Fevereiro de 2011 as 2:45

No próximo dia 12 de fevereiro (sábado), a partir das 10 horas, a Rede Social do Centro fará da Praça Princesa Isabel o cenário do II Mutirão da Cidadania no Centro, iniciativa que conta com o apoio dos setores público e privado para oferecer serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, social e cultura destinados à população em geral.

O Mutirão, que no ano passado realizou cerca de 5.400 atendimentos efetivos, pretende dobrar este número em sua edição 2011. Para atingir a meta, o evento conta com a participação de entidades comoMinistério Público Estadual, Ministério Público Federal, Defensoria da União e do Estado, Juizado Especial Federal, Justiça Federal, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, Secretaria Municipal do Trabalho, INSS, Cruz Vermelha, Sesi, Caixa Econômica Federal e Igrejas e Missões Sociais Cristãs da região central, entre outros, reunidos nas 32 tendas localizadas na Praça.

O objetivo é oferecer serviços de orientação e apoio ao cidadão tais como emissão de documentos, direcionamento de vagas de emprego, registro de denúncias policiais, aconselhamento jurídico e atendimentos médico, psicológico e espiritual, disponibilizando inclusive, vagas em centros de recuperação para moradores de rua e viciados em drogas. Para tanto, mais de 400 voluntários estarão mobilizados para auxiliar a população no encaminhamento para as áreas de atendimento.

“Um dos focos principais do Mutirão é garantir que as pessoas tenham acesso gratuito neste dia a serviços diversos, englobando as áreas jurídica, de previdência social e saúde, além de oferecer oportunidades de reinclusão na comunidade àqueles que desejam este apoio, mas não sabem por onde começar. O Mutirão oferecerá, assim, a estrutura necessária para que em um mesmo ambiente seja possível encontrar uma gama de soluções”, comenta Daniel Checchio, coordenador geral do Mutirão da Cidadania no Centro. “Desta forma abrimos novos caminhos a essas pessoas que se encontram em dificuldades e precisam do apoio do poder público e de associações comunitárias”, ressalta.

A ação terá ainda intensa programação cultural dedicada a crianças, jovens, adultos e idosos, com atividades lúdicas e de recreação, apresentações de teatro e shows de hip hop, samba, rock e gospel ao longo de suas oito horas de duração.

O Mutirão da Cidadania no Centro é uma iniciativa realizada pela Rede Social do Centro em parceria comFecomércio, Hospital Sírio-Libanês, Subprefeitura da Sé, Secretaria Municipal de Saúde, SMADS, Conseg, Projeto Centro Legal, Secretaria da Segurança Publica, Cruz Vermelha Brasileira, Procuradoria Geral da República – SP, Ministério Publico Estadual, INSS, Justiça Federal, Comunidade Evangélica do Bixiga, Consórcio Nova Luz, Porto Seguro, Clinica Veredas, Comunidade Terapêutica Reviver, Primeira Igreja Batista de São Paulo, Missões Cristãs do Centro, Caixa Econômica Feder al, Defensoria Pública da União, Defensoria Pública Estadual, Igreja da Família, Sabesp, SP Turis.

Serviço:

IIº Mutirão da Cidadania no Centro

Quando: 12 de Fevereiro de 2011 Horário: das 10 às 18 horas Local: Praça Princesa Isabel – centro de SP

veja também