ONG põe duas brasileiras entre cem mais comprometidos com futuro das mulheres

ONG põe duas brasileiras entre cem mais comprometidos com futuro das mulheres

Atualizado: Quinta-feira, 3 Março de 2011 as 12:03

Hillary Clinton, Michelle Bachelet e Oprah Winfrey estão entre as cem pessoas mais comprometidas com o futuro de meninas e mulheres, segundo uma lista divulgada nesta quarta-feira pela ONG Women Deliver (WMD), que também inclui duas brasileiras.

Ativistas, jornalistas, professores, empresários e políticos integram a nova lista elaborada pela organização, fundada em 2007 com o objetivo de melhorar a saúde e o bem-estar de milhões de mulheres.

Jill Sheffield, presidente da WMD, explicou o objetivo do ranking.

- Essa classificação reconhece o trabalho das pessoas que trafegaram com sucesso pelos corredores do poder, assim como daquelas que trabalharam para expandir os direitos e as oportunidades de meninas e mulheres em todas as partes do mundo.

As brasileiras lembradas pela ONG são a socióloga e cientista política Jacqueline Pitanguy, fundadora da organização Cepia, e Carmen Barroso, diretora da Região do Hemisfério Ocidental da IPPF (Federação Internacional de Planejamento Familiar). Elas foram ranqueadas, respectivamente em 73º e 97º.

A primeira colocada da lista é a egípcia Eman AbdElRahman, cofundadora da iniciativa Kolena Laila, por "amplificar a voz das mulheres no mundo árabe", de acordo com o site da WMD.

A ONG não mencionou apenas mulheres entre os cem escolhidos, incluindo o secretário-geral da ONU(Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon (49º), e primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodriguez Zapatero, (100º), entre outros homens.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton (18º), e a ex-presidente chilena, Michelle Bachelet (8º), foram outras personalidades incluídas na lista, assim como a apresentadora americana Oprah Winfrey (94º).

veja também