Pará: Hemopa faz campanha para manter estoque

Pará: Hemopa faz campanha para manter estoque

Atualizado: Quarta-feira, 23 Fevereiro de 2011 as 2:15

O Hemopa iniciou ontem uma campanha de doação de sangue e medula óssea que segue até 3 de março. Intitulada “Neste carnaval deixe a alegria correr nas veias. Doe Sangue”, a ação busca receber 300 coletas por dia. “Ano passado conseguimos superar a meta. Recebemos cerca de 200 doadores por dia. Precisamos realizar as campanhas porque, quando não fazemos, o quantitativo de doações diminui cerca de 30%”, enfatizou Aparecida Salgado, assistente social do Hemopa, que trabalha na captação de doadores.

O estoque do Hemopa é estratégico, pois abastece 218 hospitais e pode suprir de forma emergencial em caso de ocorrências durante o período carnavalesco. Para quem ainda não é doador, a assistente social esclarece que é só comparecer ao Hemopa preenchendo os requisitos e passar pela triagem, quando são realizados exames para detectar doenças como Aids, sífilis, hepatites e HTLV I e II. “A pessoa também faz tipagem sanguínea e teste de hemoglobina, para verificar se não vai fazer falta ao organismo e de repente desencadear uma anemia”.

PARTICIPAÇÃO

Até o início da tarde de ontem, quando foram registrados 140 comparecimentos, o número de homens doando sangue era superior ao de mulheres. “Isso acontece porque muitas mulheres pesam abaixo de 50 quilos, e também não têm tempo de vir até aqui, mas quando estamos com a nossa unidade móvel em ação elas participam maciçamente”. Doando sangue pela primeira vez, Maria Ribeiro acredita que a maior parte das mulheres é medrosa. “A agulhada dói, mas eu resolvi vir doar porque é bom sentir que posso ajudar os outros de alguma forma”.

Aqueles que doarem durante a campanha ganharão camiseta, lanche, preservativos e folders com orientações de como manter a saúde durante a folia. O mototaxista Antônio Eloy é doador há cinco anos, e sempre mantém a regularidade comparecendo ao Hemopa a cada três meses para fazer nova doação. “Eu falo pros outros virem doar, mas muitos acham que vai fazer mal pra saúde deles. Tem que conscientizar mais as pessoas pro quanto é importante”.

No próximo sábado, acontece o desfile do Bloco da Solidariedade do Hemopa, para buscar maior integração entre instituição, funcionários, doadores, familiares, fornecedores e a população em geral. A concentração será a partir das 10h, em frente ao prédio da instituição, na rua Serzedelo Corrêa.

SERVIÇO

Funcionamento: segunda a sexta, de 7h30 às 18h, e aos sábados de 7h30 às 12h30. Contatos: www. hemopa.pa.gov.br e 0800-2808118.

PARA SER DOADOR

- Estar saudável e alimentado;

- Idade entre 18 e 65 anos;

- Pesar a partir de 50 quilos;

- Apresentar documento de identidade oficial com foto.

- Homens podem doar a cada dois meses e mulheres a cada três meses.

veja também