Paraná arrecada 15 toneladas de donativos para o Rio de Janeiro

Paraná arrecada 15 toneladas de donativos para o Rio de Janeiro

Atualizado: Quarta-feira, 19 Janeiro de 2011 as 12:23

A Campanha Solidária promovida pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social e Defesa Civil do Paraná arrecadou 15 toneladas de donativos e 12 mil litros de água potável em três dias de mobilização para ajudar as vítimas dos temporais no Rio de Janeiro. “Graças à solidariedade dos paranaenses, que atenderam de imediato o nosso chamado, enviamos a primeira remessa de donativos”, disse a secretária da Família, Fernanda Richa.

O primeiro carregamento de donativos do Paraná foi entregue pela Defesa Civil do Paraná nesta segunda-feira (17) no Rio de Janeiro, com água potável, colchões e material de higiene para completar a carga (fraldas descartáveis e papel higiênico). Um novo carregamento deve seguir de avião nesta terça-feira, com produtos alimentícios como barras de cereais e latas de farinha láctea. No sábado (15), o governador Beto Richa enviou um helicóptero B4 do Corpo de Bombeiros para ajudar nas atividades de resgate e assistência às vítimas dos desastres

Além dos donativos, entidades financeiras e empresas privadas estão aderindo à campanha e disponibilizando novos postos de coleta. “Fechamos uma parceria com o Banco do Brasil, que colocará à a rede de 329 agências no Estado à nossa disposição para receber donativos”, disse Fernanda.

O banco Itaú abriu um link nos caixas eletrônicos, que permite ao correntista fazer doações em dinheiro para a conta corrente da Defesa Civil do Rio de Janeiro. A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do PR (Faciap), que representa 280 empresas associadas vai receber doações e repassar ao Governo do Paraná para encaminhamento ao Rio de Janeiro.

Os donativos podem ser entregues nos quartéis do Corpo de Bombeiros em 48 municípios, e nos 57 postos dos Bombeiros Comunitários em todo o Estado. Até o momento mais de 400 pontos em todo o Estado estão disponíveis para receber os donativos para a campanha. Além do Banco do Brasil, participam também as redes de supermercados BIG e Condor, com 80 postos de coletas no Paraná, os franqueador da rede McDonalds em Curitiba e os shopping centers Total e São José.

O QUE DOAR - Podem ser doados alimentos não perecíveis e de consumo imediato, como enlatados, barras de cereais, leite em caixa ou em pó, água potável e bolachas. A população poder colaborar também com produtos de higiene pessoal (pasta de dente, sabonetes, absorventes femininos e fraldas, infantis e geriátricas) e produtos de limpeza, como água sanitária, detergente, baldes e sabão.

VOLUNTÁRIOS - Os voluntários interessados em ajudar podem ligar para o número da Defesa Civil – (41) 3350-2607.

veja também