Parcerias mobilizam projeto de alfabetização de adultos no Ceará

Parcerias mobilizam projeto de alfabetização de adultos no Ceará

Atualizado: Sexta-feira, 11 Setembro de 2009 as 12

Missões Nacionais, o Fundo Cristão para Crianças e a Alfalit International se reuniram, no dia 2 de setembro, para discutir a implantação do projeto Mutirão da Alfabetização nas comunidades carentes da região do Cariri, CE. O projeto, que consiste na alfabetização de adultos por meio de uma metodologia própria, já alfabetizou mais de sete milhões de pessoas no mundo.

Segundo a gerente executiva de Ação Social da JMN, Alice Carolina Barbosa Cirino, o mutirão funcionará como projeto piloto no Cariri e, mais tarde, alcançará o Vale do Jequitinhonha. A idéia é que os missionários que atuam na plantação de igrejas na região venham ser multiplicadores do projeto ou treinados como alfabetizadores.

O método de alfabetização é desenvolvido pela Alfalit, ONG americana que há mais de 20 anos atua na minimização de desigualdades sociais.O Fundo Cristão para Crianças apoiará nas questões logísticas do projeto.

Segundo dados do IBGE, o Nordeste concentra mais da metade dos analfabetos do país, sendo a maioria jovens entre 15 e 24 anos.  Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada aponta a baixa qualidade do ensino fundamental como uma das razões para o problema.

veja também