“As pessoas estão em chamas pelo Senhor”, diz líder sobre fome espiritual na China

Apesar da fome dos novos convertidos, o maior desafio da região é capacitar líderes para o trabalho de discipulado.

Fonte: Guiame, com informações de Bible SocietyAtualizado: segunda-feira, 10 de julho de 2023 às 19:31
Chineses estudando a Bíblia. (Foto: Reprodução/Bible Society/USB-CP)
Chineses estudando a Bíblia. (Foto: Reprodução/Bible Society/USB-CP)

Elder Wang, líder cristã que supervisiona uma igreja em Feicheng, na China, mantém um caderno onde registra os números do discipulado local que tem atraído cada vez mais novos crentes na região.

Com a palavra 'Pastorear' escrita na capa, Elder anota os nomes de igrejas, líderes de grupos e cristãos na cidade, que participaram de pequenos grupos de aprendizado bíblico. 

Ela faz anotações do progresso de cada pessoa e também tem outra lista de crentes que ainda não iniciaram o estudo.

Segundo a Sociedade Bíblica, são 700 nomes atualmente e essas pessoas estão esperando que os líderes sejam treinados.

Elder contou que todas essas pessoas têm uma coisa em comum: anseiam pelo discipulado, estão ansiosos para crescer em maturidade com Cristo.

“É a obra do Senhor! Esta é a primeira vez que temos o formato de pequenos grupos de aprendizado bíblico em nossas igrejas, usando os materiais de discipulado doados pela Sociedade Bíblica. E estamos vendo vidas mudarem, que é o que só Deus pode fazer”, afirmou ela.


A líder cristã Elder Wang. (Foto: Reprodução/Bible Society).

Falta de líderes

Apesar de milhões em toda a China terem chegado à fé nas últimas décadas, nem todos têm uma compreensão clara do cristianismo. 

Os crentes em Feicheng são agricultores e trabalhadores de aldeias. Devido à falta de pastores e recursos espirituais na China, muitos cristãos rurais não são devidamente discipulados. 

Assim, eles não conseguem avançar na fé e se tornam apáticos. 

“As igrejas na China estão crescendo, mas há uma crise potencial. Como o número de crentes continua crescendo, há muitas ovelhas sem pastor. Sempre que visito igrejas rurais, encontro muitos crentes que não têm clareza sobre suas crenças. Alguns estão apenas seguindo cegamente”, disse Chen Yiping, um pastor veterano da província de Fujian.

“Temos membros que só vêm em ocasiões especiais como Páscoa e Natal, e também aqueles que se desviaram e pararam de vir”, acrescentou ele.

Quando os cultos na igreja de Elder foram suspensos devido à Covid-19, ela organizou visitas às casas dos membros da igreja. 

O pregador Zhen Shasha também fazia visitas regularmente, orando e ministrando estudos bíblicos. Ele percebeu que os fiéis precisavam de materiais evangélicos que os orientassem. 


Homem segurando um dos materiais da Sociedade Bíblica.  (Foto: Reprodução/Bible Society)

“Os materiais da Sociedade Bíblica eram exatamente o que precisávamos. O material desenvolvido para pequenos grupos vem com um guia do líder. Ele traz um jovem cristão através de ensinamentos fundamentais como arrependimento, certeza da salvação e importância da leitura da Bíblia e da oração”, explicou ele.

Elder e Zhen começaram a usar os materiais em pequenos grupos na igreja. 

“Deus nos surpreende. De um pequeno grupo de estudo, crescemos para mais de 20 grupos agora com 240 pessoas. Usando os materiais de discipulado da Sociedade Bíblica, compartilhamos esse formado de ensino para 14 outras igrejas em Feicheng”, disseram eles. 

“As pessoas estão em chamas pelo Senhor agora. Eles estão levando o Evangelho para suas famílias e amigos. Crentes desviados também estão voltando para Jesus. Nós realmente vemos Deus trabalhando entre nós”, afirmou Elder. 

Elder e seu amigo Zhen estão incentivando aqueles que participaram dos pequenos grupos a se tornarem líderes:

“A necessidade de pastoreio é grande. O que queremos fazer é levar este formato de pequenos grupos de discipulado para as aldeias mais remotas”, concluiu Elder.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições