Por que a Igreja perdeu o foco? - Coluna Sérgio Dias

Por que a Igreja perdeu o foco? - Coluna Sérgio Dias

Atualizado: Segunda-feira, 19 Janeiro de 2009 as 12

É consenso que a Igreja Evangélica perdeu seu foco. Atualmente o centro das mensagens não está mais na salvação ou na vida eterna, mas na vida terrena e na satisfação dos prazeres efêmeros, como sucesso financeiro ou ausência de doenças e derrotas. Outro aspecto é a interiorização de que o foco da igreja é o "crescimento" de suas filiais, ou de seu "templo maior", não porque Jesus designou-nos para pregar o evangelho, mas para atender a interesses pessoais de pseudo-pastores. A vida e ideais missionários foram abandonados ou travestidos em interesses de "crescimento-para-enriquecimento".

Na minha opinião, e por isso decidi escrever este texto para medir qual a sua opinião sobre o assunto, a crise que vivemos hoje tem muito (ou tudo) a ver com a desvalorização da obra missionária, ou seja, com a separação de missionários nos bancos das igrejas, seus posteriores envios para o preparo e os subseqüentes levantamento de recursos, comissionamento e envio aos campos locais, regionais, estaduais, nacionais e mundiais.

Sem viver e valorizar esse ideal como a razão de existir da Igreja, que repito foi instado a nós por Jesus, a mesma passou a entender que sua razão de existir era pregar o evangelho apenas para os que nela congregam ou os que a procuram em dificuldades. Foi a partir dessa mudança de pensamento que surgiram os "evangelhos" do bem-estar, do enriquecimento, do crescimento, das megalomanias, do engano aos incautos, dos "sinais, prodígios e maravilhas" que só mentem e nada têm a ver com o que foi praticado na Bíblia, e que de nada servem senão para alienar o cristão e desviá-lo de seu foco: deixar Deus usá-lo como missionário na propagação do Evangelho.

Sergio Dias é jornalista, bacharelando em Teologia pelo Seminário Betel (RJ). Atua no mercado de comunicação evangélico há 11 anos. Trabalhou nas rádios Melodia FM e Nossa Rádio FM, nos jornais Palavra e Sports (RJ), em programas de televisão, e atualmente coordena o conteúdo do Portal e da Redação da Junta de Missões Mundiais da CBB.

Para conhecer o blog de Sérgio Dias, CLIQUE AQUI

veja também