Pr. Ganoune Diop visita a Nova Semente, em SP

Pr. Ganoune Diop visita a Nova Semente, em SP

Atualizado: Quinta-feira, 12 Maio de 2011 as 2:27

Entre os dias 29 de abril e 01 de maio de 2011, a Nova Semente (São Paulo) recebeu a visita do Dr. Ganoune Diop. Ele é o diretor dos Centros de Estudos de Missão Global, um dos departamentos da Conferência Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que compreende os esforços de evangelismo direcionados a cinco grupos específicos: muçulmanos, judeus, hindus, budistas e seculares (pós-modernos).

Há cerca de um ano o pastor Diop veio conhecer a Nova Semente e identificou esse trabalho como pioneiro na evangelização urbana com foco nas pessoas influenciadas pelo secularismo e pós-modernismo. Dessa vez, um dos objetivos da visita foi anunciar a eleição do pastor Kleber Gonçalves, fundador da Nova Semente, como o novo diretor mundial do Centro de Estudos Seculares e Pós-modernos (CSPS - Center for Secular and Posmodern Studies) da Conferência Geral.

“O pastor Kleber Gonçalves deverá conduzir o trabalho mundial - que teve sua sede transferida de Londres para São Paulo - mas não deixará de ser o pastor da Nova Semente. Contará  com o auxílio de mais um pastor para conduzir os assuntos da comunidade durante a semana.

Em sua visita à Nova Semente, na sexta-feira à noite, 29 de abril, o pastor Ganoune se reuniu com o grupo de líderes da igreja e reforçou com eles a importância da missão dessa comunidade e a necessidade de um comprometimento cada vez maior, já que receberão a visita de pessoas que estão desenvolvendo projetos como esse em outros locais ao redor do mundo e virão buscar referências, apoio e orientação.

No sábado de manhã, durante a programação da comunidade, foi ressaltado o quanto cada pessoa é importante para Deus, o quanto Ele se importa e tem um propósito para cada um, antes mesmo de existir. Os membros e convidados também tiveram a oportunidade de ouvir no sábado à tarde a experiência de conversão do pastor Diop, um jovem de origem muçulmana que nasceu no Senegal, um país do leste da África.

No domingo, perto de 400 pessoas estiveram na primeira vigília da Nova Semente, que começou as 18h30 e se estendeu até as 21h30. Entre testemunhos, musicas e orações, a mensagem do pastor Ganoune Diop, quetambém participou tocando flauta, foi que o evangelho de Cristo é um chamado ao relacionamento.

"Quando nos relacionamos com Jesus como o nosso pai, vamos até Ele correndo e nos lançamos em seus braços, como uma criança faz ao receber seu pai em casa no final do dia de trabalho". E lançou um desafio: “Jesus veio trazer o evangelho da Revolução do Relacionamento. É isso que Deus pede a nós hoje; é isso que Deus pede para a igreja nesta grande cidade".

Kleber Costa, membro e um dos líderes da Nova Semente resumiu suas impressões sobre a visita do pastor Ganoune da seguinte forma:“A mensagem comum que ouvi nesses três dias foi que somos importantes. Nosso valor não pode ser medido pela maneira como as pessoas nos avaliam, nem como nos avaliamos a nós mesmos. Busquemos a Ele e as dificuldades, ruídos e empecilhos que temos diante de nós servirão para nos deixar mais fortes e, ao mesmo tempo, sensíveis - para dependermos cada vez mais dEle.”

“Me sinto honrado com o chamado e ao mesmo tempo muito pequeno diante desse tremendo desafio. Muitos ao redor de todo o mundo são influenciados de maneira direta ou indireta pelo secularismo e o pós-modernismo e nunca imaginei que um dia a igreja mundial solicitaria nossa participação ativa nas iniciativas evangelísticas voltadas a esse público em todo o mundo“, disse o pastor Kleber Gonçalves.  

A apresentação oficial do pastor Kleber como novo diretor do CSPS a todos os presidentes de Divisão da Igreja Adventista do Sétimo Dia ocorreu no dia 01 de abril de 2011 na sede da Conferência Geral, onde também esteve presente o pastor Sidionil Biazzi, presidente da Associação Paulistana, que apoia o projeto desde seu início.

Escrito por Cibele Santos e Silas Conceição    

veja também