Projeto Metodista leva transformação para comunidade carente

Projeto Metodista leva transformação para comunidade carente

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:55

A região semi-árida retratada por Graciliano Ramos em “Vidas Secas”, onde o sertanejo é derrotado pela natureza dura, expulso da terra pela impossibilidade de um futuro, não é mais a realidade na comunidade de Varjada, localizada no município de Passira, Pernambuco. Desde que o “Projeto de Manutenção do Poço Artesiano e dessalinizador em Varjada” entrou em ação, as condições de moradia, higiene, saúde e de economia daquelas famílias melhoraram.

O projeto - idealizado pela Igreja Metodista na região Nordeste - está instalado em uma área composta de rochas calcárias, com grandes quantidades de sais, que não são os mesmos encontrados no mar que dão origem ao sal de cozinha. Esses sais são formados principalmente por cálcio e magnésio que deixam a água imprópria para o consumo humano e favorecem a formação de pedras nos rins e vesícula. Com a implantação de dessalinizadores, a comunidade encontrou finalmente uma maneira de purificar a água.

Como funciona o sistema O sistema dessalinizador padrão tem capacidade em média de 25 metros cúbicos de água por dia e funciona por meio de osmose reversa. Isso ocorre através do impulso de duas soluções de concentrações diferentes que se encontram separadas por uma membrana semipermeável.  Várias camadas finas e unidas que são enroladas em espiral ao redor de um tubo plástico, permitindo, assim, que atravesse a água, sendo retidos os sólidos dissolvidos. Quando a água a ser tratada passa através da superfície da membrana é coletada água potável no centro do tubo. Varjada é uma comunidade situada na zona rural, a 112 km de Recife. A comunidade é formada por agricultores e bordadeiras, que atuam na economia formal e informal. Cerca de 40% das famílias sobrevive com menos de um salário mínimo. Antes do início do projeto, 90% das famílias não tinham acesso à água potável. Hoje, graças ao projeto, já são mais de 200 pessoas beneficiadas diretamente.

Histórico A Igreja Metodista está no Nordeste há cerca de 50 anos. Tem desenvolvido um trabalho missionário em Varjadas desde 1991 com visitas e evangelização e a partir do ano 1999, com a construção do Templo, deu início ao trabalho social direcionado para somar esforços com a comunidade em busca de novas perspectivas que pudessem vir a dar dignidade de vida a todos e todas daquela localidade.    

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições