Projeto social Batista em Moçambique completa 10 anos

Projeto social Batista em Moçambique completa 10 anos

Atualizado: Quarta-feira, 17 Agosto de 2011 as 10:56

Os 10 anos do PEPE, programa socioeducativo, em Moçambique foram comemorados no dia 27 de julho com a celebração de um culto missionário na Assembleia Convencional de Moçambique. Cerca de 20 missionários-educadores e todo o Conselho Nacional do programa estiveram presentes. Vários líderes sentiram-se desafiados a implantar uma unidade do PEPE em suas igrejas.

Esse foi o primeiro PEPE a ser implantado fora do Brasil. A inauguração ocorreu em julho de 2001, na Segunda Igreja Batista da Beira, quando a coordenadora internacional do PEPE, Terezinha Candieiro, ainda estava em Moçambique. Além de muitos frutos, a unidade trouxe às igrejas grandes desafios.

Ao longo desses 10 anos, o PEPE/Moçambique leva esperança ao coração de milhares de crianças. Hoje ele conta com 35 unidades e 66 educadores e atende 1.814 crianças. O destaque é o grande crescimento na região Norte, que até o ano passado era carente de uma unidade e neste ano já tem 12, atendendo 587 crianças. O PEPE contribui para a realidade atual do país, que mostra que 40% das crianças moçambicanas não têm acesso à escola. Ao contrário dos alunos das escolas regulares, as crianças do PEPE chegam à 1ª série sabendo escrever o nome, conhecendo o alfabeto e os números.

De acordo com o coordenador da região Centro de Moçambique, missionário David Panganhe, uma pesquisa realizada na cidade da Beira indica que os melhores alunos das escolas públicas são aqueles que passaram pelo PEPE. Eles têm a chance de concluir seus estudos e sonharem com um curso profissionalizante.

“As famílias do PEPE têm a oportunidade de conhecer e seguir a Jesus e de não mais levar seus filhos aos curandeiros e feiticeiros para seus “trabalhos” de sacrifícios que as levam desde o abuso sexual e até mesmo à morte”, revela a coordenadora pedagógica do PEPE em Moçambique, missionária Sirley Ferreira Sampaio.

O currículo do PEPE/Moçambique é todo baseado na Bíblia, levando as crianças a serem impactadas pela Palavra de Deus. Por exemplo, ao aprender sobre o corpo humano, a criança ouve a história da criação do homem e descobre que foi criada por Deus e é amada por Ele.

Uma nova geração está nascendo em Moçambique. Uma geração que conhece e adora ao Senhor Jesus. Para que esse progresso continue, a equipe do PEPE precisa de um grande exército de intercessores que ore por todos os seus integrantes e alunos. O projeto também precisa de colaboradores que permitam-lhe obter os recursos necessários para alcançar a meta de 2.500 crianças atendidas ainda neste ano de 2011.

Seja qual for a sua contribuição para o PEPE/Moçambique, intercessória ou financeira, o contato deve ser feito diretamente através da JMM. Os telefones da Central de Atendimento são: 2122-1910 (de cidades com DDD 21) ou 0800 709 1900 (das demais localidades).    

veja também