Projeto social da SBB será lançado no Rio de Janeiro

Projeto social da SBB será lançado no Rio de Janeiro

Atualizado: Quarta-feira, 17 Agosto de 2011 as 10:42

No dia 22 de agosto, o programa Luz no Brasil ampliará ainda mais sua abrangência, com o lançamento do Luz no Sudeste. Criado em 2008, pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) para atender comunidades em situação de risco social, o programa já engloba três outras ações igualmente importantes, o Luz na Amazônia, o Luz no Sul e o Luz no Nordeste. O culto de inauguração desta nova iniciativa voltada à população da região Sudeste será realizado às 15h, na Secretaria Regional da entidade, no Rio de Janeiro (RJ). O evento marcará também a apresentação oficial do ônibus-ambulatório que circulará pelas comunidades carentes, levando assistência médica e espiritual à região.

"A partir dos resultados satisfatórios destas ações e aperfeiçoamento da metodologia de trabalho, resolvemos contemplar mais uma região do País e aumentar o alcance do programa. As atividades do Luz no Sudeste terão início no estado do Rio de Janeiro. Assim como já acontece nas demais regiões, contaremos com parceiros de órgãos públicos e privados para garantir que estas ações possam ter maior amplitude", afirma Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da SBB.

A viagem-piloto do Luz no Sudeste aconteceu na comunidade Austin, em 2010, e atendeu mais de 1.000 pessoas em um só dia. O projeto também prestou assistência a vítimas da catástrofe ocorrida na região Serrana do Rio de Janeiro, no início de 2011, além de ter beneficiado as comunidades de Mesquita e Camará. A expectativa é atender as comunidades de Itaguaí, no Rio de Janeiro, Tinguá, em Nova Iguaçu, e Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, beneficiando, assim, cerca de 4 mil pessoas e realizando perto de 6 mil atendimentos.

Inspiração

A ação foi inspirada no programa Luz na Amazônia, que há 49 anos tem levado mais esperança e qualidade de vida à população ribeirinha da região amazônica, por meio de um barco-hospital, o Luz na Amazônia III. Decidida a replicar em outras regiões do País os impactos positivos alcançados com o programa Luz na Amazônia e ampliar sua abrangência, a SBB criou o Luz no Brasil que tem como linhas de atuação o desenvolvimento espiritual e social; e a promoção da saúde, educação, cultura e cidadania. Com a entrada em operação do ônibus-ambulatório, que leva o mesmo nome do programa e percorrerá a região no Sudeste, o programa amplia ainda mais sua atuação.

Como o ônibus que circula na região Sul, o caminhão no Nordeste e o barco amazônico, o ônibus Luz no Sudeste estará equipado com um ambulatório para dar apoio à equipe de atendimento. As atividades terão o foco na prevenção, contando com uma equipe de voluntários para oferecer assistência espiritual e médica, palestras educativas e preventivas e doar medicamentos prescritos por profissionais da área médica.

Lançamento do programa Luz no Sudeste

Data: 22 de agosto de 2011

Horário: 15 horas

Local: Secretaria Regional da Sociedade Bíblica do Brasil no Rio de Janeiro (Av. Brasil, 12.133, Rio de Janeiro - RJ)    

veja também