Quando a realidade amplia a visão

Quando a realidade amplia a visão

Atualizado: Terça-feira, 9 Fevereiro de 2010 as 12

Na década de 1950, chegou ao Brasil uma missão cuja prioridade era usar o transporte aéreo para apoiar o trabalho missionário: a Asas de Socorro. A iniciativa ainda hoje é inédita no país e foi inspirada na Missionary Aviation Fellowship (MAF), presente em diversos países como Austrália, Inglaterra e Estados Unidos, a partir da Segunda Guerra Mundial.

Asas de Socorro começou seus trabalhos com um avião Piper PA-22, de quatro lugares, que, após um acidente, foi restaurado pelos ex-pilotos James Lomheim e Harold Berk, no quintal de suas casas. Atualmente, Asas opera com 12 aeronaves e uma rede de rádio-comunicação.

Um destaque na trajetória da Asas de Socorro é a ampliação de sua visão missionária diante da realidade social brasileira. Ao visitarem regiões isoladas do Brasil, os missionários de Asas perceberam a situação de miséria em que diversas comunidades viviam.

Há vinte anos, a liderança da missão resolveu iniciar um projeto de assistência médica, dentária e evangelística (AMDE), com o “objetivo de melhorar a qualidade de vida de pessoas que, marcadas pelas grandes distâncias, sofrem o abandono e descaso de serviços básicos de saúde”, diz Ester Camilo, gerente do Departamento de Ação Social de Asas.

Os resultados alcançados são animadores. Segundo Ester, anualmente 30 mil pessoas são atendidas pela missão em mais de 100 comunidades no sertão nordestino, no Vale do Jequitinhonha e ao longo dos rios da Amazônia. Cerca de 300 profissionais de saúde se voluntariam para participar do projeto. “Acreditamos que o maior impacto sempre acontecerá quando o homem for visto e assistido integralmente”, diz Ester. O médico Paulo Velho, de Campinas (SP), ao retornar de uma das viagens realizadas pela Asas de Socorro ao rio Tapajós, afirmou: “O que vivemos nessa viagem trouxe mais benefícios para nós do que qualquer remédio prescrito aos ribeirinhos”.

Asas de Socorro comemorou seus 50 anos em agosto deste ano. O slogan escolhido para a festa de aniversário foi "Asas de Socorro: meio século de evangelização e ação social".

veja também