RENAS - Rede Evangélica Nacional de Ação Social - Saiba mais e participe

RENAS - Rede Evangélica Nacional de Ação Social - Saiba mais e participe

Atualizado: Quarta-feira, 5 Agosto de 2009 as 12

Missão

Ser uma ampla rede de relacionamento entre as organizações evangélicas de São Paulo que atuam na área social. Proporcionando articulação, capacitação, comunicação, troca de experiências, recursos e tecnologia social.

Histórico

A historia da RENAS/SP é contada a partir de algumas organizações sociais que ao longo dos anos têm se encontrado para participações em feiras e outros eventos em São Paulo.

No dia 24 de maio de 2007, um grupo de organizações sociais evangélicas reuniu-se em São Paulo para uma reunião na Associação Evangélica Beneficente. Esta reunião teve como objetivo principal acolher as organizações sociais convidadas, e compartilhar o objetivo de formar uma rede para articular e mobilizar várias iniciativas de organizações evangélicas.

Estiveram presentes nesta reunião várias pessoas que representavam organizações, dentre elas: AEB, VALE DA BÊNÇÃO, LAR NEFESH, JEAME, JOCUM, ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE BETSAIDA, APEC, ADRA PAULISTANA; INTESE; LAR SONHO INFANTIL; COMUNIDADE FILADELFIA; RENAS - NACIONAL; CASA DE JESUS; ABBS; FUNDAÇÃO CERQUEIRA LEITE; EBF EVENTOS;INSTITUTO DANIEL COMLONI.

Alguns encontros começaram a acontecer todos os meses durante o ano de 2007 e então na reunião de Dezembro de 2007 houve consenso no lançamento da RENAS/SP, no dia 31 de maio de 2008.

Objetivo:

- Promover e facilitar a comunicação dos integrantes da RENAS;

- Identificar a ação social evangélica em São Paulo;

- Incentivar e fortalecer a criação de redes locais, regionais e temáticas;

- Facilitar a capacitação dos agentes sociais evangélicos;

- articular e mobilizar a rede em torno de ações transformadoras no campo das políticas públicas;

Justificativa

Em São Paulo, o mais desenvolvido estado da federação, é cada vez maior o número de famílias empobrecidas e de pessoas discriminadas e excluídas socialmente.

As igrejas evangélicas e as organizações sociais de iniciativa evangélica se constituem em uma relevante força de transformação social e de promoção humana.

Esta ação, porém, tem se dado de forma desarticulada, de modo que os esforços têm sido dispersos, com pouca visibilidade e representatividade nos espaços públicos de ação social e no campo da formulação das políticas públicas.

Isto tem provocado um desconhecimento das ações sociais desenvolvidas pelos evangélicos em São Paulo, bem como da relevância desse trabalho para a sociedade.

Além disso, falta um espaço evangélico para trocas de experiências que facilitem o acesso das organizações evangélicas de ação social aos diversos recursos existentes.

Preocupados com esta realidade e com a crescente necessidade de profissionalização imposta ao terceiro setor, estamos construindo uma ampla rede de relacionamentos entre organizações evangélicas, igrejas e redes que atuam na área social, no sentido de proporcionar encorajamento, capacitação, articulação, troca de informações e recursos, oportunidades de qualificação, banco de projetos sociais inovadores, gestão, ética no trabalho social, impacto na formulação de políticas públicas entre outros.

Grupo Gestor

Ailton J. F. Souza - JEAME - [email protected]

Claudio Pita - Lar Nefesh - [email protected]

Daniel de Queiroz - Associação Betsaida - [email protected]

Dirceu Ribeiro - Casa de Jesus - [email protected]m.br

Jorg Kuhnapfel - APEC - [email protected]

Miriam Moreno - Lar Batista de Crianças - [email protected]

Neide Nunes - Comunidade Filadélfia - [email protected]

Olga Cerqueira Leite - Intese - [email protected]

Paulo Soares Cintra - AEB - [email protected]

Tércio Sá Freire - Vale da Bênção - Té[email protected]

Integrantes

- Organizações evangélicas de ação social ( associações, fundações, OSCIPs);

- Igrejas evangélicas, departamentos de ação social e projetos sociais;

- Redes locais, regionais e temáticas.

Contato

RENAS/SP

Cx. Postal 275 - CEP 18130-000 São Roque - SP

Tel. 11 4136 4776 / fax 11 4136 4771

e-mail: [email protected]

www.renas.org.br

veja também