Ronaldo e Rossana Lidório: Breve Relatório de 2009

Ronaldo e Rossana Lidório: Breve Relatório de 2009

Atualizado: Quinta-feira, 24 Dezembro de 2009 as 12

Louvamos a Deus por mais um ano, as oportunidades para servir a Cristo e também a Sua bondade sempre presente. Louvamos a Deus por suas vidas, orações, apoio e encorajamento.

Estamos bem como família e sigo com o tratamento. Pela graça de Deus fiz uma avaliação recente e tudo indica que o quadro da síndrome de beribéri está regredindo. Os resultados finais chegarão em meados de dezembro. As crises estão mais espaçadas e menos intensas, motivo de alegria.  Devemos retornar para a Amazônia no início do ano e seguir com o ministério. O tratamento, que pode durar mais 2 anos, pode ser feito de lá e sem prejuízo para as atividades missionárias.

Projeto Amanajé. A equipe caminha bem, com seus 41 missionários em 12 etnias indígenas. Louvamos a Deus pelas 4 igrejas plantadas que investem na formação de líderes locais. Também pelos processos de evangelização em vários grupos bem como os projetos sociais: saúde, educação e subsistência. São mais de 500 famílias indígenas sendo abençoadas através de 7 projetos sociais. Também a CBMI (Capacitação Bíblica Missionária Indígena), conduzida por Márcio e Isaura Schmidel, investiu no treinamento de 59 líderes indígenas de diversas etnias neste ano.

Pesquisas e mapeamentos. Em 2009 estivemos envolvidos com pesquisas entre indígenas na região do Médio Rio Negro, no interflúvio Negro- Japurá e apoiando as pesquisas no rio Madeira e Alto Solimões. Os resultados nos guiarão nas ações sociais e evangelísticas a partir de 2010.

Banco de dados da AMTB. Trabalhamos, com uma boa equipe, na revisão do banco de dados da AMTB (Associação de Missões Transculturais Brasileira) analisando mais de 4.200 dados. O objetivo é dimensionar o trabalho ainda a ser feito, especialmente quanto aos grupos não evangelizados, e o resultado será usado para informação e mobilização da Igreja brasileira para o trabalho indígena.

Os Konkombas de Gana. No início deste ano visitamos os Konkombas de Gana. Foi uma alegria rever o povo e ver o ardor cristão em seus corações. São hoje 33 igrejas espalhadas por todo o nordeste do país. O Novo Testamento Limonkpeln entregue em 2004 está esgotado e nos preparamos para imprimir mais 3.000 após uma revisão dialetal, já em andamento. Os líderes se reúnem com freqüência e a clínica médica recebeu menção honrosa por parte do governo ganense pela qualidade de seus serviços. Deus é bom

Cursos. A capacitação antropológica (e-book e DVD) foi utilizada por 18 equipes missionárias em 5 países neste ano. Ministramos a capacitação antropológica presencial, juntamente com Cácio Silva, no curso de missiologia da APMT em SP, e a capacitação missiológica e de plantio de igrejas para algumas equipes missionárias na Ásia central.

Orem conosco por uma saúde renovada em 2010 e para que possamos entrar pelas portas que se abriram para a comunicação do evangelho entre aqueles que ainda não ouviram. Que o Senhor os guarde neste fim de ano, lhes dando dias de alegria e no serviço do Reino.

Escrito por Ronaldo e Rossana Lidório

veja também