Somália decreta estado de emergência

Somália decreta estado de emergência

Atualizado: Quinta-feira, 25 Junho de 2009 as 12

No último sábado, 20 de junho, o gabinete governante da Somália, situada na África Oriental, declarou estado de emergência no país e pediu que potências ocidentais enviassem tropas a fim de ajudar o governo.

O pedido foi feito logo depois de um grupo terrorista ligado a al-Qaeda matar dois legisladores em apenas dois dias, intensificando a violência. Al-Shabaab, grupo autor dos atentados, é conhecido por sua ostensiva oposição ao governo.

Al-Shabaab não mostra sinais de que vai desistir, mas deixa claro que sua intenção é aumentar seu governo na Somália, política e espiritualmente.

Em uma amostra de seu poder espiritual, esses insurgentes sentenciaram quatro adolescentes à amputação dupla, na segunda-feira, dia 22, em Mogadíscio (capital). Eles foram condenados por roubar celulares e outros pertences. Esse tipo de veredicto é raro, mesmo na Somália e, segundo ele, cada condenado tem de perder uma perna, e a mão do lado oposto. O juiz Abdul Haq, do tribunal da sharia (lei islâmica) não disse quando pretende executar a sentença.

Segundo uma notícia da Reuters, publicada nesta terça-feira, 23 de junho, os adolescentes foram levados sob custódia, com seus destinos selados.

Se essa é a punição de um crime que pode ser considerado trivial, especialmente na caótica Somália, não há dúvidas quanto o rigor da sentença para quem abandonar o islamismo. Os cristãos secretos ainda enfrentam dias difíceis.

É difícil de entender como ainda existem pessoas em Mogadíscio. O modo como sobrevivem sob tais condições é incompreensível. E só de pensar que cristãos permanecem firmes nesse cenário, ficamos sem palavras. Se não fosse pela graça de Deus, certamente seria impossível.

Peça a Deus para lembrar seus filhos de que Ele é poderoso e fiel. Que esta seja a nossa oração pela Igreja da Somália nesses dias:

"Graças ao grande amor do SENHOR é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a sua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o SENHOR; portanto, nele porei a minha esperança. O SENHOR é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam; é bom esperar tranquilo pela salvação do SENHOR" (Lm 3.22-26).

veja também