Tá faltando sangue, e aí, voluntários?

Tá faltando sangue, e aí, voluntários?

Atualizado: Quarta-feira, 2 Fevereiro de 2011 as 1:37

Se você é maior de 18 anos e pesa mais de 50 quilos, você pode ajudar. O Hemonúcleo de Taubaté está precisando de doadores para normalizar o estoque do banco de sangue. O sinal de alerta foi dado desde o final do último mês, quando os estoques caíram cerca de 40%.

Se o número de doadores continuar em queda, a unidade admite que cirurgias poderão ser comprometidas. Todos os tipos sanguíneos estão em falta, inclusive o ‘O’ fator positivo, que é o tipo mais comum.

De acordo com a assistente social do Hemonúcleo, Sônia Andrade, em um período normal são doadas em média 60 bolsas de sangue. Desde o feriado do Natal a média tem se mantido em 30 a cada dia.

“Por isso mesmo quem tem cirurgia agendada para os próximos dias deve entrar em contato conosco verificar como está a situação. Em alguns casos é recomendável pedir a conhecidos para ajudar”, disse a assistente social ao BOM DIA.

Férias /Ela explicou que neste período de férias é comum a queda na quantidade de doadores que comparecem ao local. “Cai porque as pessoas nem sempre estão na cidade, tem muita gente viajando. Só que o volume de sangue necessário para dar cobertura aos pacientes se mantém o mesmo”, explicou Sônia.

Doação /Para doar basta comparecer de segunda a sexta-feira das 8h às 16h (exceto ma sexta, que encerra as atividades às 15h) no Hemonúcleo, na rua Joaquim Távora, sem número, anexo ao Hospital Universitário. Não é necessário estar de jejum. O doador precisa ser maior de 18 anos, pesar mais de 50 quilos e gozar de boa saúde.

Basta levar um documento pessoal como o RG. O processo todo, que inclui desde a triagem até a doação dura no máximo 1 hora, aproximadamente.

veja também