O trabalho realizado por missionários em Mianmar tem um amplo alcance entre a população: de prisioneiros a crianças.
Um caso é o de Nyan*, um ex-policial que se afundou nas drogas, o que o levou à prisão na cadeia local, cumprindo uma sentença de três anos por posse.
Em visita à prisão, o líder do ministério missionário, além de levar alimentos, compartilhou testemunhos e pregou as Boas Novas sobre Jesus, conforme um relatório da Christian Aid.
Durante seus três anos de prisão, Nyan ouviu a mensagem da salvação, mas permaneceu fechado para Jesus.
Depois que foi libertado, ele violou a lei pela segunda vez e foi enviado de volta à prisão por uma nova acusação de uso de drogas.
Nyan viu o mesmo pregador visitar a prisão novamente. Dessa vez, Nyan fez perguntas ao homem. “Por que Jesus se entregaria voluntariamente à morte por tortura?”, ele perguntou.
Os dois conversaram por um tempo; depois, durante a comunhão, Nyan sentiu a presença do Espírito Santo e começou a ler os folhetos e a Bíblia que o pregador deixou com ele.
Entregue a Jesus
O poder da Palavra e do Espírito levou Nyan a render sua vida a Jesus Cristo e ele nasceu de novo, não muito depois da visita do pregador.
Depois que a equipe do ministério terminou o trabalho naquela prisão, o pregador não teve como saber seu impacto sobre Nyan.
Dois meses depois, ele recebeu um telefonema de um missionário nativo da região.
O homem disse: “Um dos prisioneiros nasceu de novo e é libertado agora - seu nome é Nyan. Ele foi salvo em março quando você pregou no campo de prisioneiros. Ele quer estudar na escola bíblica. Ele se pergunta se você pode aceitá-lo ou não”.
"Sim!", exclamou o pregador sem hesitar.
Nyan estava preocupado que ele não fosse aceito - em parte devido a seus crimes anteriores, e também porque ele havia contraído AIDS.
Mas ele encontrou amor e aceitação da equipe do ministério afiliada à Christian Aid, que começou a treiná-lo como discípulo. Hoje, ele está estudando na escola bíblica e se preparando para se tornar um trabalhador nativo.
Ele precisa de oração porque está com AIDS e também tem problemas no fígado, de acordo com a Christian Aid.
Nyan tem uma esposa e quatro filhos. Sua esposa sustenta a família com quaisquer salários que ela possa ganhar. As pessoas da região são agricultores pobres e precisam enfrentar os guerrilheiros rebeldes de Shan e Palung, que assediam a população e tentam forçar as pessoas a sua insurreição militar. Se os moradores recusarem, eles serão expulsos da cidade e suas colheitas serão queimadas, relata a Christian Aid.
"Quando o pessoal da igreja se recusou a segui-los, eles os perseguiram, invadiram todos os campos e os expulsaram da vila, dizendo que se eles ficassem na vila seriam mortos", disse o líder. "Então, nossa igreja os ajudou com abrigos e comida de emergência".
Os moradores sobrevivem com duas refeições simples por dia e as famílias costumam ter um ou dois membros doentes com malária, dengue ou disenteria. Não há hospitais nas proximidades e o transporte é escasso e caro.
"Nós tentamos o nosso melhor para ajudar essas pessoas pobres e aflitas espiritual e fisicamente", disse o líder. “Tentamos ao máximo equipar nossos plantadores de igrejas com alguns remédios e motocicletas. Nossos missionários ajudam os pacientes com medicamentos gratuitos e compartilham o evangelho. Quando essas pessoas doentes e familiares podem tomar remédios, ficam muito felizes e ouvem o evangelho.”
Crianças para Jesus
Os esforços cristãos para alcançar essas aldeias remotas têm tido êxito, como no caso de Nyan. Com isso, os missionários nativos recebem motocicletas para levar a mensagem de Cristo a cada vez mais aldeias. Um grupo que está sendo evangelizado com dedicação são as crianças.
Crianças assistem cultos na igreja missionária, em Mianmar. (Foto: Reprodução/Christian Aid)
Os missionários levam a mensagem às escolas, para as crianças e adultos, onde se esforçam para mostrar o amor de Cristo de uma maneira prática. Eles chegam a colaborar com recursos para as mensalidades das crianças da aldeia.
"Essas pessoas são muito pobres e adoram espíritos malignos, então sua vida é cheia de medo", disse o líder. “Mas quando sabem do Deus soberano e vivo, ficam muito interessados”.
Ele conta que no início deste ano, uma mulher chegou à fé e decidiu seguir Jesus Cristo com seus filhos. “Estávamos tão preocupados com o relacionamento dela com o marido, mas o Senhor trabalhou no coração do marido e aceitou que ela aprender sobre Jesus e ainda desejou fazer o mesmo.”
"Embora nunca paremos de fazer os ministérios do Senhor, a inflação atinge nossos ministérios, e é um grande desafio enfrentá-los e superá-los", disse o líder. "Mas quanto mais estamos em dificuldade, mais depositamos nossa fé no Senhor."
*Nome fictício para preservar segurança.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições