Uzbequistão: Escreva palavras de encorajamento para família de pastor

Uzbequistão: Escreva palavras de encorajamento para família de pastor

Atualizado: Segunda-feira, 16 Novembro de 2009 as 12

O Pastor Dmitry Shestakov foi preso por suas atividades religiosas em janeiro, e em março foi condenado a quatro anos de prisão. Os parceiros da Portas Abertas estão escrevendo cartas e cartões para sua esposa, Marina, e suas três filhas.

O pastor Dmitry Shestakov (também conhecido como David), tem 39 anos e é casado com Marina. Eles têm três filhas, sendo que a mais velha tem 13 anos.

David foi preso em janeiro de 2007 por suas atividades religiosas, e em março foi condenado a quatro anos de prisão.  Ele apelou da sentença, mas logo disseram que ele abriu mão desse direito. Não se sabe se isso aconteceu de forma voluntária ou não.

No dia 7 de maio, David foi transferido da prisão de Andijan para uma colônia em Pskent, a 60 km de Tashkent. Lá, ele ficou duas semanas na solitária após ser acusado de "violar regras internas".

De acordo com as autoridades, David se comportou mal e não se arrependeu do crime que supostamente cometeu, então foi transferido novamente para a prisão de Navoi, no dia 25 de maio. Navoi é uma cidade localizada na área entre Bukhara e Samarkand, e é muito longe de Andijan. Enquanto David estiver sob regime severo, ele não poderá receber nenhuma visita.

Por um tempo, a família e os amigos de David não sabiam onde ele estava. Diversos membros de sua igreja em Andijan foram investigados e multados.

Foram momentos muito difíceis para Marina e as crianças. "Quando David foi preso, fiquei com muito medo", disse Marina. "Senti medo; não por mim ou pelas crianças, mas sim por meu marido."

"As crianças não sabiam como expressar seus medos, mas eles estavam temerosos. Eu tentei encorajá-los, dizendo que o pai deles não é culpado. Nós queremos que o povo uzbeque seja salvo. E esse é o preço que temos que pagar."

"Marina está se esforçando para ficar bem. Ela se apoia em Deus", diz um de seus amigos.

Antes de sua prisão, David disse: "Como pastor, normalmente prego sobre perseguição, mas agora sei a diferença entre teoria e prática. É difícil me alegrar, eu não sou nenhum herói. Eu também fico deprimido, mas meu texto favorito das Escrituras é Jeremias 42. 10-20".

Estes versículos contêm duas promessas que não podem ser separadas. David tem descansado na promessa dos versos 10-12: "?Se vocês permanecerem nesta terra, eu os edificarei e não os destruirei?." Mas ele não pode ignorar os outros versículos: [se forem embora], "Vocês serão objeto de maldição e de pavor, de desprezo e de afronta. Vocês jamais tornarão a ver este lugar?.".

"Eu sou um peregrino sem moradia, igreja ou reconhecimento. Mas tenho Deus", diz David.

Pedidos de oração

Ore para que David seja fortalecido pelo Senhor, e receba encorajamento e paz enquanto cumpre sua sentença de quatro anos na prisão em Navoi. Ore também por sua saúde, pois ele é hipertenso e tem um histórico de problemas no coração. Ore por Marina e suas três filhas, para que superem esse tempo tão difícil. Ore também pela proteção dos outros membros da igreja que estão sendo pressionados. Saiba mais sobre a situação da família do pastor Dmitry. Envie palavras de força e encorajamento Marina e suas três filhas precisam saber que Deus está com elas neste momento, e que existem pessoas em todo o mundo orando por elas. É extremamente importante que você siga as orientações abaixo. Qualquer correspondência que fugir às regras será descartada. Não mencione a Missão Portas Abertas. Envie cartas, cartão ou cartão-postal com um ou dois versículos, ou um pequeno texto, apenas em inglês. Se for enviar um cartão-postal, não coloque seu endereço. Seu nome e país são suficientes. Os cristãos sempre gostam de receber desenhos infantis. Se você for encorajar seus filhos ou crianças de sua igreja a desenhar, tenha certeza de que os desenhos não fazem alusão à violência. Desenhos desse tipo não serão enviados. Não mande dinheiro no envelope. Se quiser ajudar, entre em contato conosco. Mande sua carta para:

Marina, Masha, Sasha e Vera Shestakov

a/c Missão Portas Abertas

Caixa Postal 12.655

CEP 04744-970

Tradução: Missão Portas Abertas

veja também