46ª Assembleia Geral da IAP destaca o Amor do Pai

46ª Assembleia Geral da IAP destaca o Amor do Pai

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:06

A Igreja Adventista da Promessa realizou sua 46ª Assembleia Geral no último final de semana, dias 26, 27 e 28 de novembro, na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP.

Na manhã do dia 26, sexta-feira, o pastor Airton da Silva Correa foi o preletor do primeiro devocional. Em seguida, o pastor José Lima de Farias Filho, presidente da Igreja Adventista da Promessa, concedeu uma palavra pastoral para declarar a Assembleia aberta.

José Lima afirmou que "não existe ministério sem sofrimento", mas encorajou os líderes quanto ao trabalho pastoral e os desafiou a suportarem o ministério por amor a Cristo e à Igreja.

O DEME – Departamento de Missões e Evangelismo – foi o responsável pela programação da sexta-feira à noite. Na ocasião, o pastor Aléssio Gomes, líder do departamento, lançou a III fase do Projeto '1 milhão de contatos missionários'.

Membros da IAP em outros países estavam presentes no evento e seus representantes fizeram uma breve apresentação e saudação. Pr. Marco (Perú), Pr. Heleno Benítez (Argentina), Pr. Firmin (Paraguai), Missionário Márcio (Índia), Missionário Paulo Augusto de Melo (Uruguai), Pr. Celso (Bolívia), Pr. José de Jesus Barrilhentos (El Salvador), Pr. Nilton (Portugal).

O pastor Otoniel de Oliveira apresentou os 26 seminaristas que estão cursando o missiológico da IAP e orou para que Deus chame a capacite mais pessoas. As missionárias Léa e Solange, responsáveis pelo trabalho de capelania também deram uma palavra de saudação.

A salvação, a comunhão e a imperfeição dos filhos

O tema da Assembleia de 2010 foi 'O Amor do Pai', e a programação do sábado foi dividida em sub-temas: 'O amor do Pai e a salvação dos filhos', 'O amor do Pai e a comunhão dos filhos, e 'O amor do Pai e a imperfeição dos filhos'.

A primeira mensagem, no sábado pela manhã, foi feita pelo pastor Hermes Pereira de Brito, vice-presidente da IAP. Ele destacou a singularidade da salvação preparada pelo Pai e descreveu as razões dessa singularidade:  'porque Seu amor é inexplicável, indiscriminável, seguro e ilimitado'.

No sábado à tarde, a mensagem foi feita por três pastores. O primeiro, pastor José Wilbert Magalhães evidenciou que o amor é a essência da comunhão do Pai e relacionou três verdades sobre ele: 'o amor de Deus precisa ser percebido; o amor de Deus pode ser experimentado; e o amor de Deus deve ser correspondido'.

O segundo pastor, Alexandro Jorge da Silva, abordou a comunhão entre os semelhantes e listou quatro níveis de relacionamento: homicídio, inimizade, indiferença e sacrifício. "Quer saber se o irmão tem comunhão com o Pai? Verifique sua comunhão com o seu semelhante primeiro. Quer saber se você tem comunhão com Deus? Analise como você trata o seu próximo", ponderou.

Alan Pereira Rocha foi o terceiro pastor da parte da tarde, e falou sobre os resultados alcançados com a comunhão com o Pai: o coração tranqüilo, a oração respondida, e a presença do Espírito Santo.

Pastor José Lima de Farias Filho, presidente da IAP

Sábado à noite, a preleção com o tema 'O amor do Pai e a imperfeição dos filhos' foi feita pelo pastor José Lima de Farias Filho, presidente geral, e foi baseada na parábola do filho pródigo, relatada no Evangelho de Lucas, capítulo 15.

No início da mensagem o pastor ponderou que a parábola não é do filho, mas do pai, por visar, não a imperfeição dos filhos, mas o amor do pai diante das imperfeições dos filhos. José Lima observou cinco características do amor do Pai, encontradas na parábola: 'Deus é o Pai que respeita a opção de seus filhos', 'Deus é o Pai que aguarda a volta dos seus filhos', 'Deus é o Pai que perdoa a falha dos seus filhos', 'Deus é o Pai que restaura a honra de seus filhos', 'Deus é o Pai que celebra o resgate de seus filhos'.

José Lima destacou a atitude do pai ao ter o filho de volta e recebê-lo com roupa nova, sandália, anel e festa. "O pai foi generoso em restaurar todos os benefícios de seu filho (...) Se nos voltarmos ao Pai como crianças, Ele vai devolver a nossa honra e fazer festa", disse. Para a oração final, o pastor convidou aqueles que quisessem 'voltar' para o Pai. "Venha receber o abraço do Teu Pai, a roupa, o anel e sandália".

O 'Pão da Vida'

No domingo, o culto devocional teve a direção do pastor Alexandre Canto Melo e a preleção do pastor Genésio Mendes Júnior. A leitura em Lucas capítulo 9 foi a base bíblica da mensagem que falou sobre os discípulos e o milagre da multiplicação. "Eu quero convidar cada um de vocês, essa manhã, para acompanhar Jesus à Betsaida", chamou.

Genésio Júnior expôs a necessidade de a liderança identificar a fome dessa geração e revelou o alimento que pode saciá-la ao ler João 6: 35 'Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede'.  "Esse é o pão que dá a vida e que transforma a vida", bradou.

O encerramento da 46ª Assembleia Geral foi feita ainda no domingo pela manhã. Um clipe com os melhores momentos da programação do sábado foi passado e a bênção apostólica foi feita pelo pastor Williams Corrêa Soares.

Em entrevista ao Guia-me, o presidente da Igreja Adventista da Promessa, pastor José Lima de Farias Filho, falou sobre a relevância dos temas da atual gestão da igreja, 'Uma igreja santa para um Deus Santo', e da 46ª Assembleia, 'O amor do Pai.

O Deus trino é um Deus Santo e nós estamos dizendo para Ele: 'nós queremos ser uma Igreja Santa porque o Senhor é Santo'; estamos o convidando a nos santificar. Na Assembleia de 2008 o tema foi o Senhor Jesus porque é na pessoa dele que a gente conhece o Pai; em 2009 foi o Espírito Santo, pois é Ele quem aplica a obra de Cristo; e agora, em 2010, a pessoa do Pai que é aquele que comanda toda essa obra de santificação na Igreja Adventista da Promessa e todas aquelas que buscam, de fato, essa santificação.

Por Juliana Simioni

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições