67% dos americanos se sentiriam desconfortáveis com presidente ateu

67% dos americanos se sentiriam desconfortáveis com presidente ateu

Atualizado: Quinta-feira, 10 Novembro de 2011 as 10:53

Do total dos eleitores americanos, 67% se sentiram pouco ou muito desconfortáveis com um ateu na Presidência da República. Foi o que relevou a mais recente pesquisa do Public Religion Research Institute com dados colhidos em setembro. A pergunta sobre essa questão foi feita a eleitores da seguinte maneira: “Você se sentiria muito confortável, um pouco confortável, um pouco desconfortável ou muito desconfortável tendo como presidente um ateu?”

Entre os eleitores que votam no conservador Partido Republicano, 80% deles se sentiram “desconfortáveis” com um ateu na Casa Branca. Em relação aos democratas, o índice foi menor, mas ainda assim elevado, 70%, acima da média geral. Para os eleitores de partidos independentes, a taxa foi de 56%.

A rejeição dos eleitores a um hipotético presidente ateu é maior do que se fosse um muçulmano, que deixaria 64% do total em situação de desconforto.

A maioria das questões da pesquisa está relacionada ao assunto mais discutido no momento na política americana: a possibilidade de um mórmon, o Mitt Romney, sair candidato nas próximas eleições presidenciais.

Do total dos eleitores consultados, 42% se sentiriam desconfortáveis com um mórmon no lugar de Obama.

Com 28%,  um evangélico teria a menor taxa de desconfortáveis

Com informação do Public Religion Research Institute. Via Noticias Cristãs

veja também