A "Arca de Noé" está aberta para visitação

A "Arca de Noé" está aberta para visitação

Atualizado: Quinta-feira, 5 Fevereiro de 2009 as 12

"Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume. E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinqüenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura. Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro". (Gênesis 6:14-16)

Assim, Noé foi instruído por Deus a construir uma arca para sobreviver com a sua geração a um dilúvio iminente que aniquilou toda a vida na Terra. Ele foi orientado a recolher na embarcação sua família e casais de todas as espécies de seres vivos; sementes, herança da flora e da fauna, que povoariam o planeta depois da catástrofe.

Como forma de fortalecer e renovar o interesse pelo cristianismo nos países escandinavos, o empreiteiro Johan Huibers, de 47 anos, chama a atenção para a verdade histórica contida na Bíblia, com a criação de uma réplica da Arca de Noé, na cidade de Schagen (40 km de Amsterdam), norte da Holanda. A construção demorou dois anos para ficar pronta, iniciou em dezembro de 2005, e observa as as proporções da construção descritas no Antigo Testamento: 13,5 m de altura (três andares), 9,5 m de largura e 70 m de comprimento, metade do que seria o tamanho da Arca do Antigo Testamento. A embarcação do holandês apresenta réplicas em tamanho real de girafas, elefantes, leões, crocodilos, zebras e outros animais para saudar os visitantes que chegam.

Huibers fez o trabalho, principalmente, com suas próprias mãos, utilizando ferramentas modernas, e com a ajuda de seu filho, Roy, de 17 anos, além de amigos que prestaram assessoria especializada em construção naval. As madeiras empregadas foram o cedro e o pinho, uma vez que, ainda hoje, não foi concluído o que seria o gofer, madeira utilizada na Arca de Noé.

Aportando nas grandes cidades nórdicas, situadas no litoral dos mares interiores da Escandinávia, a "Arca de Huibers" está aberta ao público desde setembro de 2007.

veja também