"A Bíblia, Patrimônio da Humanidade" é tema de Mostra da UNESCO em Paris

"A Bíblia, Patrimônio da Humanidade" é tema de Mostra da UNESCO em Paris

Atualizado: Sábado, 23 Janeiro de 2010 as 12

Uma abordagem cultural da Bíblia: é a proposta da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em colaboração com a Aliança Bíblica francesa através da mostra itinerante ''A Bíblia, patrimônio da humanidade'', que será inaugurada no próximo dia 8 de fevereiro em Paris, na sede da agência internacional.

''Aberta às culturas e às religiões - explicam os organizadores - a mostra pretende ressaltar a influência da Bíblia sobre a literatura, a história dos povos e da arte''. Os promotores da iniciativa na França destacam que ''os franceses tem uma relação particular com a Bíblia. Em 2001, 72% desta nação afirmava nunca tê-la lido'', porém, este livro ''continua a exercer um fascínio muito além da esfera religiosa''.

É o que testemunha ''a recente inserção das narrações bíblicas nos programas didáticos de língua francesa e de história no ensino médio''. Segundo a UNESCO, também para os que não crêem, ''junto aos outros grandes textos religiosos ou filosóficos, a Bíblia se constitui em patrimônio comum da humanidade''.

A mostra organizada pela UNESCO e Aliança Bíblica francesa possui seis módulos: a gênese da Bíblia; a Bíblia transmitida; a Bíblia nas diferentes traduções; os diversos mundos da Bíblia; a Bíblia e as culturas; e, por fim, um livro de encontros.

veja também