A outra face

A outra face

Atualizado: Terça-feira, 8 Junho de 2010 as 11:17

Em 'A outra face' (Thomas Nelson Brasil) o escritor e conferencista John MacArthur busca lançar luz sob um aspecto da personalidade de Jesus Cristo que, nas palavras do autor, "o mundo está tão ansioso por esconder". Culturalmente visto no decorrer dos séculos como afetuoso e tolerante, McArthur apresenta o pouco conhecido lado impetuoso, firme e questionador do mensageiro de Deus.

O autor chama a atenção para o fato de que a constante luta contra a falsa religiosidade dos líderes da época (os fariseus, os saduceus, os membros do Sinédrio judeu, os herodianos, as tropas militares romanas na Palestina etc.) exigia uma postura rígida e coerciva de Jesus, detalhe que, por ser incômodo ou talvez por não condizer com a imagem ideal a ser propagada, foi descartado e ignorado.

O livro defende a tese de que não é possível agradar aos homens e ser um servo de Cristo ao mesmo tempo. Ao rever cronologicamente as histórias do Evangelho que contam como Jesus lidou com a elite religiosa de Israel, o autor pontua como o messias falou com indivíduos, como respondeu à oposição organizada, como pregou às multidões e o que ensinou aos seus próprios discípulos. A lição prática sobre como é preciso lidar com a falsa religião é consistente do começo ao fim: as interpretações divergentes da verdade bíblica não devem ser subestimadas, e quem apresenta evangelhos diferentes não deve ser tratado com generosidade pelo povo de Deus. Pelo contrário, o autor afirma que se deve usar a mesma abordagem para a falsa doutrina usada por Jesus, refutando o erro, opondo-se àqueles que a propagam e lutando com afinco em defesa da fé.

A outra face retrata de forma clara e concisa um Jesus em sua verdadeira forma: um mestre ao mesmo tempo bom e rigoroso, tolerante e severo. Um homem que, embora complacente e justo com os pecadores, compreendia bem a sua missão e não media esforços no combate à mentira e à hipocrisia quando o que estava em jogo eram a verdade e a fé de seu povo. Como escreve MacArthur, "Jesus sabia algo que os evangélicos de hoje muitas vezes esquecem: a verdade não vence o erro promovendo uma campanha de relações-públicas. A luta entre verdade e erro é uma guerra espiritual, e não há como a verdade vencer a falsidade a não ser expondo e refutando mentiras e falsos ensinamentos. Isso exige sinceridade e clareza, ousadia e precisão — e, às vezes, mais severidade do que simpatia."

SOBRE O AUTOR

John MacArthur é conferencista e escritor. Autor de A parábola do filho prodígio, o autor é também conhecido pelo seu programa de rádio "Grace to You", ouvido diariamente por milhões de pessoas em países como Estados Unidos, Colômbia, Espanha e Índia.

SERVIÇO

Título: A outra face | Autora: John MacArthur | Tradução: Valéria Lamim Delgado Fernandes | Editora: Thomas Nelson Brasil | Formato: 16 x 23 cm | Número de páginas: 272 | Preço de capa: R$ 34,90

veja também